Projeto que visa recuperar Ribeirão Taquaruçu é lançado nesta quarta

Nesta quarta-feira, 20, será lançado no Canto das Artes, em Taquarussu, o projeto Plantar é Viver que vai atuar no fortalecimento da produção de mudas nativas do Distrito.

Crédito: web

“Com este projeto será possível recuperar o Ribeirão Taquaruçu que é a maior bacia fornecedora de água para abastecimento da população de Palmas”, informou a diretora geral de Ativos Ambientais e Captação de Recursos da Semades, Ana Raquel Santos Agra, sobre o projeto Plantar e Viver que deve ser lançado nesta quarta- feira, dia 20, no Canto das Artes.

 

Segundo a diretora, serão realizadas capacitação com estudantes e trabalhadores em viveiros de produção de mudas. “São quatro cursos com o total de 120 vagas que serão realizados nos dias 24 e 28 deste mês e nos dias 22 e 26 de outubro nas Escolas Crispim Pereira de Alencar e Duque de Caxias. Entre os assuntos que serão expostos estão técnicas agroflorestais nas áreas temáticas de seleção e marcação de árvores matrizes, coleta e manejo de sementes do cerrado, beneficiamento, embalagem e armazenamento de sementes e viveiros florestais”, informou.

 

Ana informou também que o projeto vai atuar no fortalecimento da produção de mudas nativas do Distrito. “Vamos atuar indiretamente no fortalecimento dos viveiros de produção de mudas nativas e também no reflorestamento das matas ciliares do projeto Taquaruçu, que deve ser realizado ano que vem”, informou.

 

Projeto

O projeto Plantar é Viver é complementar ao projeto Taquaruçu: uma fonte de Vida e vai atuar no fortalecimento da produção de mudas nativas do Distrito, que serão utilizadas no reflorestamento das matas ciliares. A iniciativa tem o patrocínio do Banco da Amazônia e a execução é feita pela Semades.

O projeto visa promover o manejo sustentável da bacia do Ribeirão Taquaruçu Grande, em conjunto com os proprietários rurais locais, através da prática de conservação e recuperação da vegetação marginal das linhas de água (matas ciliares) a fim de melhorar a qualidade e aumentar a disponibilidade de água na bacia. A produção e manejo de sementes e mudas nativas para reflorestamento virá complementar as ações do projeto.

 

Comentários (0)