Ruraltins apoia projeto de preservação do Ribeirão Taquarussu Grande

Nesta segunda, 27, representantes da Semades foram recebidos pela presidente do Ruraltins para discutir ações de cooperação visando a implementação do Projeto “Taquarussu: Uma fonte de Vida”.

Reunião com ruraltins
Descrição: Reunião com ruraltins Crédito: Divulgação

Representantes da Semades - Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, da Companhia de Saneamento do Tocantins - Saneatins e da Embrapa foram recebidos na manhã desta segunda-feira, 27, pela presidente do Ruraltins - Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins, Miyuki Hyashida, para discutir ações de cooperação visando a implementação do Projeto “Taquarussu: Uma fonte de Vida”.

 

O projeto criado em 2009 por iniciativa da Saneatins e com gestão partilhada com a Semades e a Prefeitura de Palmas, tem como objetivo a revitalização da sub-bacia do ribeirão Taquarussu Grande estimulando a conservação de áreas naturais e sua biodiversidade, a produção de água e a adoção de boas práticas de conservação e uso do solo. Segundo dados apresentados no projeto, atualmente 66% da capital são abastecidos por meio da captação de tratamento da água da sub-bacia do ribeirão Taquarussu Grande.

 

De acordo com a diretora geral de Fundos Ambientais e Captação de Recursos da Semades, Ana Raquel Agra, presente na reunião, o Ruraltins é um parceiro essencial para a nova etapa de execução do projeto. “A parte mais operacional do projeto Taquarussu passa pelo reforço dos viveiros da região, pela mobilização dos proprietários rurais, pelo nivelamento dos seus conhecimentos sobre serviços ambientais e práticas agrícolas sustentáveis e pela elaboração, execução e acompanhamento dos Projetos Individuais de Propriedade (PIP), com as recomendações de intervenção”, afirma. De acordo com Ana Raquel, o Ruraltins possui as competências técnicas necessárias para fazer a ponte com os proprietários rurais e para ajudar a concretizar o Projeto Taquarussu.

 

Pontos positivos

A coordenadora de Pagamento por Serviços Ambientais da Semades, Poliana Silvestre, também presente na reunião, salientou os pontos positivos decorrentes da parceria com o Ruraltins. “A parceria com o Ruraltins é relevante para o projeto, já que assim haverá a possibilidade de promover o desenvolvimento rural daquela região de forma sustentável para reverter o quadro de degradação ambiental”. No projeto estão previstos a recuperação das matas ciliares, a recuperação das áreas de reserva legal, a proteção dos remanescentes florestais preservados, o controle da erosão do solo, o incentivo à utilização de práticas agrícolas menos impactantes e o pagamento aos proprietários rurais pelos serviços ambientais prestados.

 

A presidente do Ruraltins, Miyuki Hyashida, considerou a solicitação de parceria viável. “Por meio da prestação de serviço dos extensionistas rurais, realizaremos um trabalho de conscientização e práticas corretas de produção agrícola de maneira sustentável junto aos produtores rurais”, considerou.

Comentários (0)