Ruraltins vence chamadas públicas do Ministério do Desenvolvimento Agrário

Órgão foi classificado em primeiro lugar nas chamadas de n° 10/2012, lotes 61 e 62, tendo como foco a sustentabilidade.

Agricultura familiar
Descrição: Agricultura familiar Crédito: AIranilde Gonçalves

O Ruraltins – Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins, órgão oficial responsável por prestar assistência técnica e extensão rural em todo Estado, venceu duas chamadas públicas do MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário, visando à promoção da agricultura familiar de forma sustentável.

O órgão foi classificado em primeiro lugar nas chamadas de n° 10/2012, lotes 61 e 62, tendo como foco a sustentabilidade, e na de n° 11/2012, lote 30, destinada a atender as demandas específicas dos beneficiários do Programa Nacional de Crédito Fundiário.

De acordo com o Chefe da Assessoria Técnica e de Planejamento, Adenieux Rosa Santana, o Ruraltins atenderá no total 2.600 famílias agricultoras, em 29 municípios tocantinenses, com investimentos de quase R$ 9,5 milhões.

“Nós vencemos os três lotes que estávamos concorrendo e a partir de agora o MDA confirmará a participação do Ruraltins, no atendimento a essas famílias, por meio da assinatura dos contratos, que deve ocorrer este ano ou no início do próximo ano”, disse.

Prazo de execução

Segundo os editais das chamadas públicas, a execução das metas previstas, nos três lotes vencidos, terá que ser cumprida no período de três anos.

As ações dos extensionistas do Ruraltins serão desenvolvidas sob os seguintes eixos:  organização e estruturação socioprodutiva e ambiental das Unidades de Produção Familiar considerando a diversificação de produção, renda, segurança alimentar e nutricional das famílias; disponibilização e geração de tecnologias sustentáveis e adequadas aos agricultores familiares; potencialização do acesso a mercados locais e regionais, institucional, diferenciados entre outros e articulação e implementação de políticas públicas para a agricultura familiar.

Objetivo

O objetivo principal no atendimento às familias será a prestação de serviço de assistência técnica e extensão rural destinada a agricultores e agricultoras familiares, compreendendo o planejamento, a execução e a avaliação de atividades individuais e coletivas, com vistas ao desenvolvimento sustentável das Unidades de Produção Familiar. Atendendo a exigência do MDA, cerca de 30% do público será composto por jovens e mulheres.

Concorrência

As chamadas públicas do MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário foram destinadas para a seleção de entidades executoras de serviços de Assistência Técnica e Extensão rural de todo país. O Ruraltins saiu vencedor por apresentar as melhores propostas, focadas no desenvolvimento sustentável e na organização das unidades produtivas dos beneficiários do crédito fundiário, concorrendo com entidades como o Sebrae, Senar, Ruralnorte, dentre outras. Com a divulgação do resultado, a previsão do MDA é que as famílias comecem a ser atendidas ainda no primeiro trimestre de 2013. (Assessoria/Lúcia Brito )

Comentários (0)