Semades colabora com plano para Estação Ecológica no Jalapão

Durante três dias a Semades participou da oficina de Planejamento Participativo para Elaboração do Plano de Manejo da Estação Ecológica Serra Geral do Tocantins, que é uma unidade de conservação localizada na região do Jalapão.

A Semades – Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, participou durante três dias da Oficina de Planejamento Participativo para Elaboração do Plano de Manejo da Estação Ecológica Serra Geral do Tocantins, que é uma unidade de conservação localizada na região do Jalapão. A oficina foi organizada pelo ICMbio – Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, e  finalizou no Hotel Estrela na última sexta-feira,3.

Segundo Lourdes Ferreira, ecóloga do ICMBio, os participantes da oficina apontaram as fragilidades e potencialidades da unidade de conservação, propostas para o uso e ocupação do solo e ações para a implantação definitiva da Estação. “Quando se constrói o Plano de Manejo é para definirmos para os próximos cinco anos as prioridades de ação para implantação efetiva da unidade de conservação. É o start para a Estação Ecológica funcionar”, explicou.

Lourdes complementa dizendo que o Plano de Manejo define ações para as diversas áreas da Estação Ecológica e das áreas do entorno, como atividades de pesquisa, visitação pública, educação, manejo do fogo, fiscalização e atividades produtivas. “Com o Plano definimos os tipos de atividades, onde elas podem acontecer e de que forma a ação pode ser executada”, complementou.

A oficina foi moderada pela consultora em recursos renováveis e meio ambiente Margarene Beserra. O chefe da Estação Ecológica Serra Geral, Áquilas Mascarenhas, que também é biólogo do ICMBio, se mostrou otimista com o trabalho que vai contribuir para a regulamentação do uso dos potenciais da unidade. “Nós já conhecemos o potencial do turismo e do extrativismo da Estação mas agora, com o Plano de Manejo, estamos descobrindo outras potencialidades que serão reveladas ao final de todo esse trabalho”, relatou.

Consultas populares

As consultas populares para elaboração do Plano de Manejo começou em fevereiro deste ano, quando a equipe do ICMBio consultou a população urbana e rural dos municípios abrangidos pela Estação Ecológica. Nesta segunda etapa, com a oficina, estão sendo ouvidos os membros de entidades governamentais e não governamentais e líderes locais. E na terceira etapa, que acontecerá entre os dias 5 e 7 de agosto, serão ouvidos os pesquisadores que desenvolveram trabalhos na Estação Ecológica Serra Geral. A previsão é que o documento seja concluído até o final de 2013. (Da assessoria Semades Luiz Melchiades).

Comentários (0)