Semades destina recurso para que ONG revitalize nascente do Rio Sussuapara

Um edital que apoia entidades do terceiro setor, no valor de R$ 100 mil está destinando recursos para a ONG Ecoterra fazer a revitalização da nascente do Rio Sussuapara

Rio Sussuapara
Descrição: Rio Sussuapara Crédito: Elson Caldas/ATN

A Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades) destinará R$ 100 mil para a organização não governamental Ecoterra, para revitalização da nascente do Rio Sussuapara, localizado na região central de Palmas. A entidade foi contemplada no Edital do Programa Nascente Viva, lançado em fevereiro pelo Governo do Estado.

 

O edital, financiado pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FERH) apóia projetos de entidades do terceiro setor que visem a recuperação e revitalização de nascentes e olhos d’água das bacias hidrográficas do Tocantins. Apesar de ter sido pleiteado por nove organizações, apenas a Ecoterra conseguiu ser contemplada no Edital. Segundo o diretor Aldo Azevedo, as outras concorrentes apresentaram irregularidades fiscais e jurídicas. “Em virtude disso estamos lançado um segundo edital para que outras instituições também possam ser contempladas”, diz o diretor.

 

O presidente da Ecoterra, Fernando Gomes, conta que a aprovação do edital é importante para facilitar as ações de preservação de meio ambiente no Estado. “É uma iniciativa bem audaciosa. No nosso caso pretendemos plantar cerca de 8 mil mudas no Sussuapara. Para isso, daremos início a um processo que vai demandar bastante trabalho, desde a seleção das mudas específicas da região e coleta de sementes até a plantação”, adianta.

Comentários (0)