Semades firma parceria com produtores rurais para recuperação das Ipucas

Secretaria também fechará parceria com a prefeitura da cidade para reativar o viveiro municipal de Lagoa, que fornecerá mudas de espécies nativas para serem utilizadas na recuperação das áreas.

A Semades – Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável conseguiu nesta terça-feira, 24, a parceria com sete produtores rurais de Lagoa da Confusão para recuperação das Ipucas. A Secretaria também fechará parceria com a prefeitura da cidade para reativar o viveiro municipal de Lagoa, que fornecerá mudas de espécies nativas para serem utilizadas na recuperação das áreas.

Para a coordenadora de Revitalização de Bacias Hidrográficas da Semades, Poliana Ribeiro, a parceria representa um ganho enorme já que cada propriedade possui diversas áreas de ipucas, que poderão ser recuperadas pelo projeto. “Temos conhecimento de uma das propriedades com cerca de 80 áreas de ipucas, e o proprietário já aderiu ao projeto”, relata.

Segundo a coordenadora, a parceria vai facilitar a vida do produtor rural, já que eles assinaram o termo de ajuste de conduta com o Naturatins – Instituto Natureza do Tocantins para revitalizar a área, obedecendo ao dispositivo da Portaria nº 483/08 que estabelece os procedimentos e critérios de licenciamento e gestão ambiental nas áreas de ipucas e seu entorno. “Esses produtores já tinham o compromisso de recuperar a área. Com a nossa parceria isso será feito a custo praticamente zero para eles já que as mudas, o plantio, o monitoramento e a sinalização serão financiados com recursos do projeto”, assegura.

Formoso do Araguaia

Em Formoso do Araguaia foi sinalizada parceria com a Fundação Bradesco para implementar um viveiro de mudas que atenderá a revitalização das ipucas nas propriedades do município.

As reuniões entre Semades e produtores rurais de Lagoa da Confusão e Formoso do Araguaia contaram com cerca de 50 produtores rurais, além de membros de cooperativas de produtores. Conforme Poliana Ribeiro, a partir da próxima semana uma equipe da Secretaria retornará a esses municípios para fazer coleta de sementes e iniciar o cultivo das mudas que serão utilizadas na reposição da vegetação das ipucas.(Da assessoria).

Comentários (0)