Técnicos verificam se Paranã está cumprindo ações acordadas no Protocolo do Fogo

Nesta quarta-feira, 12, técnicos do Naturatins irão ao município do Paranã verificar se as ações propostas pelo Protocolo do Fogo estão sendo cumpridos.

Técnicos do Naturatins irão ao município de Paranã nesta quarta-feira, 12, verificar se as ações propostas pelo Protocolo do Fogo, que tem como objetivo prevenir a ocorrência de queimadas e incêndios florestais, estão sendo cumpridos. O acordo conta com a participação de 53 cidades do Tocantins.

De acordo com a coordenadora de Educação Ambiental do Naturatins, Paula Montenegro, o trabalho com o projeto é contínuo.

“O nosso trabalho é contínuo e parte do interesse do município de assinar este protocolo e se comprometer a tomar providências para evitar as queimadas. Essas tarefas são feitas através de educação ambiental e adoção de alternativas sustentáveis de manejo do solo em substituição ao uso do fogo. Já realizamos o monitoramento de Monte do Carmo e posteriormente será o de Peixe”, destacou.

Paula falou também sobre um dos principais benefícios do acordo. “Sem dúvida uma das principais vantagens do Protocolo é a melhoria da qualidade ambiental do município e também a possibilidade  de  mudança de comportamento, através de orientações e metodologias participativas”, finalizou.

 

Protocolo

O Protocolo Municipal de Prevenção e Controle do Uso do Fogo, criado em agosto de 2005, é um acordo assinado de maneira voluntária pelos diversos segmentos organizados da sociedade com o propósito de nortear os trabalhos de prevenção à ocorrência de queimadas e incêndios florestais, a partir de ações de mobilização e sensibilização social.

O acordo é firmado por dois anos, e sua renovação depende do interesse das entidades envolvidas, mas principalmente do gestor municipal.

 

 

Comentários (0)