Tocantins concentra 11% do total de focos de incêndio do País

Com 8.679 focos de incêndio registrados este ano, o Estado ocupa o 4º lugar no ranking nacional das queimadas no Brasil. O município com maior número de focos de é Lagoa da Confusão, seguido por Formoso do Araguaia.

 

Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), obtidos através de monitoramento via satélite, indicam que nas últimas 48 horas, foram registrados 272 focos de incêndios florestais no Tocantins.

Os números mostram a gravidade da situação em função do grande número de queimadas no Estado. Só este mês, de acordo com dados do Inpe, foram registrados 954 focos de incêndios no Tocantins. O Estado acumula ainda 8.679 focos em 2012.

De acordo com a Defesa Civil do Tocantins, de janeiro a agosto deste ano houve um aumento de 93,4%  de focos de incêndio em comparação ao mesmo período de 2011. Estes números colocam o Estado em quarto lugar no ranking nacional de queimadas.

O município com maior número de focos é Lagoa da Confusão, com 845, seguido por Formoso do Araguaia, com 507 focos.

De acordo com a Defesa Civil do Estado, os maiores focos, em junho e julho, se concentraram em áreas indígenas, o que corresponde a 18 % e nas unidades de conservação, com 19% dos focos.

Atingidos

Os incêndios atingiram a Ilha do Bananal e a Serra do Lajeado. No local, equipes do Corpo de Bombeiros e brigadistas da Guarda Civil atuaram por mais de uma semana no combate às chamas e necessitaram de ajuda de um helicóptero para conter o incêndio.

 Combate aos focos

O trabalho de combate ao fogo é feito pela Defesa Civil do Estado em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente (Semades), Naturatins e prefeituras através da contratação de brigadistas e homens do Corpo de Bombeiros, além de equipes do Instituto Chico Mendes.

 

Comentários (0)