Tocantins participa de congresso sobre Unidades de Conservação

O VII Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação acontece no Centro de Convenções de Natal e segue até quinta,27.

Com o tema “Áreas protegidas: um oceano de riquezas e biodiversidade”, o VII Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação que tem como objetivo debater a contribuição das unidades de conservação para o desenvolvimento econômico da sociedade acontece no Centro de Convenções de Natal, Rio Grande do Norte. Com quatro painéis de discussão e eventos paralelos, o Congresso segue até a próxima quinta-feira, 27.

 

Durante a abertura a diretora executiva destacou a importância do evento e os avanços alcançados desde o primeiro congresso. “Quando realizamos o primeiro congresso, há quinze anos, sabíamos que estávamos tratando de uma questão que não era o que queríamos, queríamos um cenário diferente de proteção das Unidades de Conservação” enfatizou, lembrando ainda a conquista, em 2010, em fazer parte da CBD – Convenção sobre Diversidade Biológica.

 

Representando o presidente do Naturatins, Alexandre Tadeu, a diretora de biodiversidade e Áreas Protegidas, Nilza Verônica Amaral, falou da gratificação em ver o Governo do Estado do Tocantins envolvido nos debates e reflexões acerca da proteção das suas Unidades de Conservação. “Para nos é gratificante estar no centro de discussões tão relevantes como a proteção ambiental e ainda mostrar o trabalho que estamos desenvolvendo em parceria com as comunidades locais das Unidades de Conservação do Tocantins”, disse. Acompanham a diretora os gestores e técnicos das Unidades de Conservação estaduais.

 

Paralelo à programação do VII CBUC também será realizado o III Simpósio Internacional de Conservação da Natureza, com a participação de alguns dos maiores especialistas em conservação, e ainda exposições de produtos e projetos desenvolvidos pelas instituições parceiras.

 

Para a exposição, o Naturatins reuniu materiais informativos e vídeos das maiores riquezas naturais do Estado – os parques do Cantão, Jalapão, Lajeado e Monumento Natural das árvores Fossilizadas – e ainda peças e produtos confeccionados pelas comunidades e associações do entorno dessas UC’s, tais como os artesanatos de capim dourado, de fibra de buriti e sementes do cerrado, doces e licores.

 

Programação

Os temas de debates são: na segunda-feira, 24, primeiro dia, discussão sobre a biodiversidade e desenvolvimento econômico; na terça-feira, 25, mudanças climáticas globais e a redução da diversidade biológica; na quarta-feira, 26, estratégias e modelos de gestão de áreas protegidas; e na quinta-feira, 27, consolidação dos sistemas de áreas protegidas.

 

 

(Da assessoria)

Comentários (0)