Palmas, Tocantins -

Meio Ambiente


Em evento
1.276 visualizações

Tocantins participa do 11º Festival Lixo e Cidadania em Minas Gerais

Para ter acesso a detalhes da programação e saber mais a respeito da história e conquistas do Festival, acesse: www.festivallixoecidadania.com.br/.
- Atualizada em

O Governo do Estado, através da Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades) representa o Tocantins, juntamente com parceiros do Fórum Estadual Lixo e Cidadania do Tocantins (FELC), representantes da comunidade científica e dos catadores do Estado, no 11º Festival Lixo e Cidadania 2012, que acontece de 22 a 26 de outubro em Belo Horizonte – MG. O evento é um espaço de intercâmbio e debates em torno do desenvolvimento sustentável, do multiculturalismo, do empreendedorismo e da educação ambiental.

 

Para a técnica da Coordenadoria de Desenvolvimento Sustentável da Semades, Viviane da Silva Carreiro, o Festival traz múltiplas oportunidades. “Participar desse Festival, na ocasião em que sustentabilidade é tema nas mais diversas áreas e é especialmente desenvolvido no Tocantins, permitirá aos participantes um momento de enriquecimento intelectual nesse seguimento, através das buscas e de muitas trocas de experiências”, comentou Viviane.

 

De acordo com a organização, o Festival é um lugar para encontros em defesa da diversidade e do reconhecimento afirmativo das culturas e das diferentes formas de empreendedorismo, tendo como foco a organização dos catadores de material reciclável.

 

A programação do festival oferecerá durante cinco dias, estéticas, técnicas, conteúdos e intervenções diversas, com a realização de seminários, debates, discussões em grupos, apresentações teatrais de grupos formados por catadores e ex-moradores de rua, além de  shows de artistas que orientam seus trabalhos pela ideia da reciclagem musical.

 

O Festival Lixo e Cidadania

Em sua 11ª edição, o Festival Lixo e Cidadania tem o objetivo de propiciar espaços de intercâmbio e debates em torno do desenvolvimento sustentável, do multiculturalismo, do empreendedorismo e da educação ambiental. Esse é um evento aberto à participação nacional e internacional de diferentes públicos, onde se reúnem para um diálogo em torno de sua causa maior: perspectiva sociocultural consciente e propositiva acerca da abrangência do tema Lixo e Cidadania.

 

Realização

O ‘Festival Lixo e Cidadania’ é realizado a partir de uma parceria entre o Fórum Estadual Lixo e Cidadania, Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável (INSEA), Movimento Nacional de Catadores de Material Reciclável (MNCR), Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR), Serviço Voluntário de Assistência Social (SERVAS), Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam), Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD) e Governo do Estado de Minas Gerais. (Assessoria)