CEM de Palmas vira escola militar e surpreende professores e alunos

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado do Tocantins - Sintet enviou uma nota à imprensa em que anuncia a transformação do Centro de Ensino Médio - CEM de Palmas em escola militar, fato que segundo traz a nota pegou professores e alunos d...

Os trabalhadores em educação do Centro de Ensino Médio de Palmas estão em pânico. Pegos de surpresa, eles receberam a informação de que o CEM agora é uma escola militar. A informação é dos próprios educadores, que pediram ajuda ao Sintet para entender a situação. O presidente do sindicato José Roque Santiago esteve nesta segunda-feira, 12, no colégio, juntamente com o secretário de assuntos municipais Carlos Furtado, para tomar conhecimento do fato.

Segundo o presidente, o CEM de Palmas foi transformado em escola militar sem nenhuma participação do quadro de professores, muito menos da comunidade escolar e todos são contra essa transformação, uma vez que os trabalhadores temem perder seus postos de trabalho. “Foi uma atitude sem diálogo, totalmente anti-democrática por parte do Governo”, disse José Roque.

O Sintet é contra a militarização das escolas e está questionando essa mudança principalmente sem a participação dos maiores interessados que são os professores e alunos. Foi encaminhado ao secretário de Educação Leomar Quintanilha um ofício solicitando informações sobre essa migração de sistema educacional do CEM de Palmas. O sindicato quer informações e cópia do convênio entre Governo e o sistema militar e o gerenciamento de recursos para a manutenção da escola. “Se o governo não tem dinheiro para manter uma escola pública de excelência, ele vai ter de explicar como tem recurso para manter uma escola militar”, disse José Roque.

Na Seduc

O Site Roberta Tum entrou em contato com a assessoria de comunicação da Secretária de Educação e Cultura – Seduc que diz não ter conhecimento do fato e vai se manifestar assim que tiver maiores informações.

Foi confirmada uma reunião interna para esta segunda-feira, 14, para debater sobre o assunto, a secretária confirma a transformação do CEM de Palmas em escola militar, mas disse que maiores detalhes só após a reunião.  (com informações da assessoria do Sintet) Atualizado às 15:26

Comentários (0)