Conferência Estadual de Cultura começa nesta sexta

O Governo do Estado, por meio da Fundação Cultural do Tocantins, realizará nos dias 11 e 12 de dezembro, em Palmas, a II Conferência Estadual de Cultura, que terá como tema ?Plano Nacional de Cultura-Cultura, Diversidade, Cidadania e Desenvolvimento?...

O Governo do Estado, por meio da Fundação Cultural do Tocantins, realizará nos dias 11 e 12 de dezembro, em Palmas, a II Conferência Estadual de Cultura, que terá como tema “Plano Nacional de Cultura-Cultura, Diversidade, Cidadania e Desenvolvimento”. O credenciamento para os participantes terá início às 14h.

O evento, que acontece no auditório da Unitins - Fundação Universidade do Tocantins, tem o objetivo de fortalecer o debate entre trabalhadores da cultura, produtores e gestores culturais de todo o Estado, onde serão discutidas as propostas sugeridas durante as conferências municipais realizadas, a fim de elaborar propostas concisas que serão apresentadas durante a Conferência Nacional de Cultura, colaborando assim para o processo de implantação dos sistemas Nacional e Estadual de Cultura.

No Tocantins, 25 municípios realizaram as conferências municipais, no período de setembro a outubro de 2009, e juntos elegeram 121 delegados que representarão estes municípios na Conferência Estadual, que por sua vez também elegerá delegados para a participação na Conferência Nacional de Cultura, a ser realizada em março de 2010.

A realização da Conferência Estadual de Cultura foi convocada por meio do Decreto Nº 3.849, do Governador Carlos Henrique Gaguim, publicado no Diário Oficial do Estado, no dia 03 de novembro.

Para o presidente da Fundação Cultural, Sérgio Augusto Pereira Lorentino, a Conferência Estadual de Cultura é um espaço destinado ao encontro entre governo e sociedade civil com o objetivo de promover um debate sobre as políticas públicas de cultura a serem desenvolvidas nos próximos anos. “Neste sentido, pretendemos estabelecer um processo de construção conjunta de políticas públicas, integrando poderes públicos e sociedade nos níveis municipal, territorial e estadual, a fim de elaborar e priorizar propostas que irão fortalecer a constituição do Sistema Estadual e Nacional de Cultura”, frisa.

Seminário do SNC

Com a participação de membros de conselhos do Estado e municípios e gestores públicos e privados de cultura será realizado, nos dias 10 e 11 deste mês, antecedendo a Conferência Estadual de Cultura, o Seminário do Sistema Nacional de Cultura (SNC), no auditório da Unitins.

O objetivo do Seminário é informar aos participantes, através de palestras, sobre as propostas do Ministério da Cultura, experiências exitosas e casos práticos das políticas que buscam atender os princípios do SNC. Estas informações têm o intuito de dar subsídios aos gestores e membros dos conselhos de cultura para implantarem, nos seus respectivos municípios e no Estado, as bases locais para o desenvolvimento do SNC.

O Regulamento, Ficha de Inscrição e Instrução Normativa da CEC poderão ser acessados no site da Fundação Cultural do Tocantins: www.cultura.to.gov.br. (Com informações da AsCom FCT)

Comentários (0)