Palmas, Tocantins -

Minha Opinião

Roberta Tum

Roberta Tum

roberta.tum.9 @robertatum

Colunista do Editorial Minha Opinião


Política
402 visualizações

Damaso faz acusações contra senador João Ribeiro; deputados saem em defesa

Depois de discussão quente entre os deputados, Osíres Damaso (DEM) levanta críticas em plenário contra o senador João Ribeiro (PR) e foi rebatido entre os parlamentares. A discussão foi para o campo pessoal e acabou com um pedido de "desafio" da depu...
- Atualizada em

O clima na sessão desta quarta, 9, foi de conflito entre os deputados estaduais. A movimentação para a votação da moção de aplauso à senadora Kátia Abreu (DEM), rendeu discussão que sobrou  para o senador João Ribeiro (PR) que foi criticado em plenário pelo oposicionista e democrata, Osíres Damaso.

Depois que os parlamentares rejeitaram a moção, os ânimos foram acalorados. “Vocês falam da Kátia mas esquecem do senador que foi processado por trabalho escravo em suas fazendas. Imagina o que ele vai fazer com o povo no próximo ano”, atacou o deputado que disse ainda que o senador vai tratar com “chibata” o povo caso seja eleito.

As críticas de Damaso provocaram posicionamentos de alguns deputados que saíram em defesa do senador. A deputada Luana Ribeiro (PR) retrucou e disse que o parlamentar está mal informado.“O senador foi julgado e absolvido com relação à essas acusações e já está comprovado que não teve nada de trabalho escravo nas fazendas”, falou. A deputada alfinetou ainda a senadora Kátia Abreu (DEM). “Eu quero agora é que a sua senadora prove as acusações contra ela de apropriações de terras”, mencionou.

Luana falou ainda dos serviços prestados pelo senador. “O senador tem serviços prestados nos 139 municípios, nas grandes obras do Estado como a ferrovia norte-sul , e pelo Estado a fora passa o trabalho do senador”, defendeu. Luana mencionou ainda a destinação de emendas para a Fundação Unitins. A deputada também questionou os mamógrafos que a senadora trouxe para o Estado.

O deputado Stálin Bucar (PR) entrou na discussão e pediu para que o debate não fosse levado para o lado pessoal. O deputado Raimundo Palito (PP) disse que Damaso foi infeliz nas críticas contra o senador. “Ele é um dos melhores senadores, conhece profundamente é campeão de emendas no Estado”, falou.

O deputado Marcelo Lélis (PV) saiu em defesa do senador João Ribeiro (PR) e disse que a discussão não é a que interessa para o povo do Tocantins. “O que nós políticos podemos fazer é trabalhar para dar resultados ao povo, o que tenho visto é o senador trabalhando para o Estado”, falou.

Apoio para 2010

Alguns deputados como César Halum (PPS) e Raimundo Palito declararam apoio à candidatura de Ribeiro para o próximo ano. “Ele é o que mais tem condições de governar estado, não vou medir esforço para pedir voto pra ele e rodar esse Estado”, falou o deputado Raimundo Palito lembrando ainda que o senador é o candidato do governo. Halum também disse que apóia e Ribeiro.