Em céu de brigadeiro fora, Cinthia vive fogo amigo do controle interno e planejamento

Proposta orçamentaria distribuída aos secretários traz reduções de até 50% em setores chave para o crescimento da cidade e atendimento de serviços. Núcleo de poder quer controle do contingenciamento..

Edmilson Alves: conquistando desafetos
Descrição: Edmilson Alves: conquistando desafetos Crédito: Divulgação

A intenção parece ser das melhores, mas de boas intenções o inferno anda cheio. 

 

É o que se depreende dos movimentos de bastidores que acontecem na prefeitura de Palmas enquanto a prefeita voa atrás de dinheiro e viabilização de obras para a capital, a fim de garantir um bom 2019.

 

Explico: não é de hoje que fornecedores reclamam, funcionários torcem o nariz e secretários engolem em seco, os sapos lançados pela titular da pasta do Planejamento. Uma técnica, com boa formação, que vem da universidade, mas que segundo um dos ofendidos "chegou ao Paço com a certeza de ter todas as respostas"  - coisa de quem ascende jovem demais a postos de comando - e por isso vem atropelando gente mais velha e mais experiente que ela em gestão pública sem muita cerimônia...

 

Fernanda Rodrigues da Silva chegou pelas mãos do secretário de Controle Interno e Transparência, o advogado Edmilson das Virgens. Este, ocupou o mesmo controle interno na gestão de Amastha, mas foi limado depois de um período em que paralisou processos, tornou lentos os pagamentos e entrou em atrito com o então núcleo de comando do ex-prefeito. Era acusado de pouco experiente, inseguro e de querer “inventar a roda”.

 

Próximo de Cinthia e Eduardo, antes mesmo que a então vice-prefeita ascendesse ao cargo, Edmilson construiu a confiança e o caminho de volta à gestão, mas o resultado interno disso tem sido crises e mais crises para a prefeita administrar. 

 

A mais recente, revelada pelo jornalista Luiz Armando em seu blog na quinta-feira, 15, pode ser confirmada sem dificuldade pelo T1 apenas com duas ligações a secretários. No salto alto, e ao lado da secretaria que mantém sob sua tutela, Edmilson teria subido o tom em uma reunião com secretários para discutir o Natal. E soltou: “ou vocês se enquadram ou serão demitidos”. Coisa esdrúxula de se ver…

 

O problema no entanto não fica só na falta de habilidade, ou no excesso de vaidade. A coisa é mais grave, motivo pelo qual é aguardada a interferência da prefeita nos próximos dias, para acalmar a situação e deixar claro que o secretário de Controle Interno não é seu porta voz. Até por que o estilo da prefeita é outra e seus homens na linha de comando, hoje, também outros.

 

A questão grave e que pode afetar a vida da cidade nesse jogo de poderes e vaidades, é o Orçamento em construção. 

 

A proposta que chegou aos secretários prevê cortes de até 50% em pastas chave. Demandada logo cedo nesta sexta-feira, a Secom Municipal não desmente a informação. Apenas diz que falará em momento oportuno sobre o tema.

 

Em off, o T1 apurou que só na Infra a canetada de dona Fernanda diminuiu R$ 100 milhões de reais. Infra hein, que tem obrigação de estender o asfaltamento da cidade até as quadras que esperam há anos por isso. E olha que tem recursos do CAF garantidos.

 

Assim também na Saúde - cuja demanda só aumenta, e o corte de recursos implica em reduzir equipes de atendimento - e educação. Pastas fundamentais.

 

E para onde iria o dinheiro cortado? Para o controle da dupla Fernanda e Edmilson, formando um núcleo de poder na gestão Cinthia, mais empoderado do que aquele que tinha Cristian Zini e Cláudio Schuller na gestão Amastha.

 

A justificativa para isso paira no ar com um discurso moralista que dá a entender que secretários não seriam tão dignos de confiança assim, e portanto precisariam de amarras, dispositivos de controle. E o dinheiro precisa ser controlado por quem? pelos honestos de plantão. Um acinte a toda a equipe.

 

Ao criar um excesso de controle, prévio, do orçamento, obrigando secretários a mendigar com pires na mão os recursos mínimos necessários a suas pastas, a dupla que despacha lado a lado, cria mais problemas internos do que a prefeita tem fora do paço.

 

Entenda-se: o sucesso da gestão Cinthia Ribeiro não é questão de projeto político pessoal. É questão de necessidade para uma cidade que se acostumou com os padrões de uma gestão e meia de Carlos Amastha. Com todas as polêmicas criadas pelo ex-prefeito e os senões que alguns segmentos possam fazer a ele, foi uma gestão em que a cidade viveu literalmente “em obras”. E Cinthia não terá como escapar de comparações. 

 

Para entender o quanto o palmense foi bem acostumado, as cobranças pelo Natal Luz nas redes começou há cerca de dez dias. A cidade não aceita mais ficar no escuro. E teremos mais luzes este ano em resposta. O estilo Cinthia de ser vai trazer mais iluminação e menos desfile. Uma opção que alguns podem não entender, mas que vai atender a cidade e levar o espírito natalino mais longe.

 

Desembarcando hoje na capital, depois de uma maré de sorte construída com muito esforço, a prefeita tem pela frente o Orçamento para ajustar. Não está difícil. Relação pacificada com os vereadores, sua LDO tramitou em foi aprovada entre comissões e plenário em 24 horas.

 

A relação com a bancada federal está linda de dar gosto. Vide o encontro com Michel Temer acompanhado pelo deputado federal Vicentinho Jr. e intermediado pelo senador eleito, Eduardo Gomes.

 

A conversa com a bancada “palmense” na Assembléia Legislativa, bem encaminhada.

 

O que resta mesmo, é ajustar a equipe interna. Uma equipe acima e não abaixo da média, Gente com grau de competência para gestão moderna e eficiente. Que não seja dada a gritinhos e chiliques. Sem desrespeito a fornecedor que espera na fila para receber por que não está nas prioridades do planejamento. Sem boicotar colega parando pagamentos para mostrar o poder que tem.

 

No Paço Municipal, quem tem que deter o comando, atende no oitavo andar. É ela, Cinthia Ribeiro quem vai ter que responder ao povo de Palmas. 

 

Os outros, são reis sem posto. E precisam aprender a ajudar, sem atrapalhar.

Comentários (0)