Exigência do Ministério do Trabalho à Delta para mecanizar sistema pode suspender coleta de lixo na Capital a partir de segunda

Palmas pode ter o serviço de coleta de lixo suspenso por conta de uma interdição que deve ser feita pelo Ministério do Trabalho na próxima semana. De acordo com uma fonte do Site Roberta Tum, a proposta é mecanizar o serviço para que os coletores não...

O Ministério do Trabalho no Tocantins visa mecanizar o sistema de coleta de lixo na Capital, para isso o serviço deve ser suspenso por cerca de dez dias logo após a realização de uma reunião que deve ocorrer na próxima segunda-feira, 17.

De acordo com fontes do Site Roberta Tum a interdição chegou a ocorrer na noite desta quinta-feira, 13, mas após uma reunião que aconteceu na manhã de hoje envolvendo prefeitura, representantes do MT e a empresa Delta, responsável pela coleta,  a paralisação dos serviços foi suspensa.

“Na reunião ficou entendido que a data de interdição será decidida na segunda-feira. Mas a questão é que de qualquer forma a população vai ser prejudicada e já está sendo porque até agora o lixo não foi recolhido”, destacou a fonte.

Conforme as informações, a proposta do MT é que haja a mecanização dos serviços. “Eles querem, por exemplo, que os coletores não se abaixem para pegar o lixo. Assim, seriam instalados containers nas ruas e cada morador colocaria seu lixo para depois o carro vir e recolher o container. Só que dessa forma não seria mais necessária a mão de obra dos coletores e ainda haveria a questão de que o depósito teria que ficar na frente da casa de alguém, também tem o mau cheiro, uma série de coisas”, afirmou.

No Ministério do Trabalho

O Site RT tentou contato com o Ministério do Trabalho, mas até o fechamento da matéria não conseguiu falar com a superintendente do órgão. Contudo, um funcionário confirmou que a interdição deve ser realizada para preservar a saúde e a segurança do trabalhador.

Conforme apurou o Site RT caso a mão de obra da empresa não seja mais necessária cerca de 150 coletores podem ficar sem emprego. “Essa mecanização que eles desejam fazer em Palmas não é feita em nenhum lugar do Brasil”, finalizou a fonte.

Comentários (0)