Governador sanciona lei que cria a Fundação de Amparo a Pesquisa do Tocantins e ministro anuncia banda larga gratuita para 500 mil

Durante o lançamento do Fórum Nacional de Secretários Estaduais para assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação, realizado na manhã desta quinta-feira, 31, o governador Siqueira Campos (PSDB) sancionou a Lei nº 71, que institui a Fundação de Amparo a...

Na manhã desta quinta-feira, 31, o governador Siqueira Campos (PSDB) sancionou a Lei nº 71 que autoriza e institui a Fundação de Amparo a Pesquisa do Tocantins (Fapt). A Lei foi sancionada durante o lançamento do Fórum Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação, que acontece em Palmas até esta sexta, 1º, e reúne os 26 secretários de Ciência e Tecnologia dos estados brasileiros e do Distrito Federal. 

Ao assinar o ato o governador destacou a importância da Ciência e Tecnologia para o desenvolvimento do Estado. “A Ciência e a Tecnologia são os verdadeiros pilares do desenvolvimento sustentável”, afirmou Siqueira, que completou dizendo que a Fundação vai promover uma força inovadora ao povo tocantinense.

Durante a abertura do Fórum o ministro da Ciência e Tecnologia, Aluísio Mercadante, que ministrou uma palestra, destacou o crescimento do setor e a necessidade de se aumentar os investimentos na Ciência e Tecnologia. “O investimento em Ciência e Tecnologia é o que dá oportunidade a todos. Oportunidade de disputar em igualdade no mercado de trabalho. É esse desenvolvimento que vai dar ao filho do pobre as mesmas oportunidade do filho do rico”, enfatizou o ministro.

Banda larga

Ainda durante o evento o ministro anunciou um programa de extensão da inclusão digital no Estado. De acordo com o ministro serão implantadas torres e estações de rádio base, que irão levar internet em banda larga gratuita a cerca de 500 mil pessoas. Várias cidades do Estado estão contempladas, entre elas Palmas, Araguaína, Miracema Gurupi e Arraias.

O programa é fruto de uma emenda de autoria do deputado Laurez Moreira (PSB), que teve apoio de outros parlamentares do Tocantins, entre eles o senador João Ribeiro (PR), também presente ao evento. Ainda durante o evento o ministro adiantou que ainda este ano será realizada a Olimpíada Nacional de Tecnologia da Informação.

Presentes

Entre os presentes no lançamento do Fórum estavam o vice-governador João Oliveira (DEM), o senador João Ribeiro (PR) e o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Raimundo Moreira (PSDB), além de deputados federais e estaduais. 

 

Comentários (0)