Lixo será moeda de troca em todo Tocantins

...

Para incentivar a reutilização do lixo produzido no Estado foi aprovado nesta quarta, 8, o projeto de lei do deputado César Halum(DEM) que cria o Programa Moeda Ecológica. Toda a população pode participar desta iniciativa que consiste na troca de material reciclável em Postos de Coleta ainda a serem definidos pelo governo em todo o Estado. 

O programa quer ser também uma opção de renda alternativa para famílias carentes. A moeda, que funcionará como tickets com valores de R$ 0,25 a R$ 2,00, tem prazo de validade e será recebida por supermercados e farmácias credenciados no programa, que em contrapartida receberão concessão de benefícios, incentivos e privilégios fiscais a serem definidos pelo órgão gestor deste programa.

“Os benefícios que a presente proposta traz atingirão diretamente o meio ambiente, o cidadão comum com o aumentando da renda familiar e, ainda, ganhará o poder público na economia com o ônus de cuidar do “lixo”, argumenta o mentor do Projeto de Lei, Deputado César Halum em sua justificativa na Assembléia. A Regulamentação do Programa é de responsabilidade das Secretarias de Governo e dos Recursos Hídricos e do Meio Ambiente.

O engenheiro Ambiental Eduardo Teixeira, em entrevista ao Blog da Tum, avaliou o projeto. Segundo Teixeira, cuidar do lixo é uma questão de cultura e isso tem que ser feito habitualmente como escovar os dentes, tomar banho, etc. “Esse projeto pode acabar com muitos problemas referentes ao lixo em Palmas, por exemplo, a questão do lixo das construções civis que não tem destinação final idealizada e programada pelo governo além disso ainda intensifica a conscientização da população”, explica o especialista. 

No Tocantins, o lixo ainda é um problema público, é totalmente jogado fora, desperdiçado, trazendo grande ônus em seu armazenamento e tratamento em lixões. Em breve, o Estado deve adotar a política dos 3Rs – reduzir, reutilizar e reciclar resíduos. (Maria José Cotrim com informações da assessoria)  

Comentários (0)