Moradores de Palmas tomam iniciativa e tapam buracos por conta própria: Prefeitura diz que nove equipes realizam o trabalho

Alguns moradores de Palmas tomaram a iniciativa de tapar buracos nas ruas dentro das quadras por conta própria. Eles reclamam que o poder público municipal está agindo com pouca eficiência e até mesmo descaso em relação às ruas da cidade. Em nota a P...

Que os buracos nas ruas de Palmas chegam junto com o período chuvoso já não é novidade. Muitas são as reclamações de que não há operação tapa buraco e quando há é pouco eficiente, uma vez que o problema não é resolvido de forma definitiva.

Outra reclamação dos moradores da capital é que a operação é feita apenas nas avenidas de Palmas e as ruas dentro das quadras recebem pouca ou nenhuma atenção por parte da prefeitura.

Cansado de esperar pela ação do poder público, um morador da quadra 106 Sul, no centro de Palmas, tapou por conta própria os buracos em frente à sua residência. O morador não quis ter seu nome exposto, mas reclamou de Prefeitura está omissa e não vem cumprindo com suas obrigações como deveria. “Virou um descaso total. Já que a prefeitura não faz, faço eu”, disse.

Na mesma rua da quadra 106 Sul outros buracos foram tapados por pedreiros de uma igreja que está em construção. Foi uma tentativa de ajudar a sanar o problema de motoristas que precisam desviar dos buracos tendo que entrar na contramão, mas o serviço já está se desgastando pelo fluxo de veículos.

Na quadra 104 norte, próximo à LO-5 também houve uma iniciativa popular de tapar um buraco próximo a uma loja em reforma. Segundo o vendedor José Francisco Ferreira, que trabalha perto da obra, um pedreiro quebrou em pedaços pequenos os restos de uma parede derrubada e os utilizou para tapar um buraco que estava tomando quase toda a largura da rua.

A assessoria de comunicação da Prefeitura de Palmas encaminhou nota ao Site RT informando que a recuperação da malha asfáltica de Palmas será retomada ao final do período chuvoso. De acordo com  a nota a Prefeitura realiza um serviço paliativo, de tapa-buracos, que tem priorizado as regiões onde o asfalto estaria mais deteriorado. Nove equipes estariam realizando o serviço. A nota ainda ressalta que os primeiros serviços de asfaltos da Capital foram executados sem drenagem e que a atual gestão tem se dedicado a implantar a mesma.

Confira a nota da Prefeitura de Palmas na íntegra:

Nota Resposta

A operação para recuperação da malha asfáltica de Palmas será retomada tão logo termine o período de chuvas, conforme previsão da Secretaria Municipal de Infra-estrutura. Atualmente, a Prefeitura vem trabalhando com a realização de operação um serviço paliativo, de tapa-buracos, priorizando as avenidas e vias de maior circulação, além dos locais que o asfalto encontra-se mais deteriorado.

A prefeitura ressalta que os primeiros serviços de asfalto realizados na Capital foram executados sem obras de drenagem, o que provoca o acúmulo de água, diminuindo desta forma a vida útil da pavimentação. Desde 2005, início desta gestão, este tipo de obra passou a ser realizada com a drenagem, para evitar o problema. 

Paralelo às obras de asfalto e drenagem, a Prefeitura de palmas iniciou em 2010 os trabalhos de recuperação da malha viária das avenidas e quadras da Capital, trabalho que está contribuindo sensivelmente na diminuição do desgaste do asfalto. 

A previsão, é que até o final desta gestão sejam executados cerca de 2 milhões de metros quadrados de recuperação asfáltica. Até o momento, já foram executados serviços de recapeamento nas avenidas L0s-05, 13, 19, 25, e avenidas NS-02 e NS-10. O Programa de Recuperação do Pavimento de Palmas, já realizou também a recuperação da malha asfáltica no interior das seguintes quadras: Arse 21, 51, 61,e 71. 

Os serviços de recapeamento foram paralisados em razão do período chuvoso. Mas, nove equipes são mantidas nas ruas, realizando a operação tapa buracos. Os trabalhos estão sendo executados gradativamente, à medida que surge uma estiagem, o que facilita a maior aderência do material utilizado na recuperação do pavimento. Ao todo são empregados 20m³ de massa asfáltica/dia no tapa buracos, que é composta de brita zero e emulsão asfáltica.

(Equipe ASCOP / Prefeitura de Palmas)

 

Comentários (0)