Orçamento votado e aprovado: Dona Cinthia vai driblando “azinimiga”

A notícia é tão boa, especialmente para quem depende direta ou indiretamente da boa sanidade das contas públicas do Município de Palmas, que dá até para brincar…

Prefeita foi à Câmara cumprimentar vereadores após aprovação
Descrição: Prefeita foi à Câmara cumprimentar vereadores após aprovação Crédito: Divulgação

Quem apostava em dificuldades de todo tamanho, plantou a discórdia, bombou Fake News, apostou em Impeachment até o final do ano, ou simplesmente dobrou os braços e torceu contra a sucessora de Carlos Amastha, sofreu ontem uma baita decepção.

 

A prefeita Cinthia Ribeiro terminou a quinta-feira, 13, brindando mais que a sorte: o resultado de um trabalho de aproximação, articulação e conquista dos vereadores de Palmas.

 

Num feito inédito, destacado pelo “birrrento”, mas dedicado vereador Milton Néris(PP) - um dos que mais entende de regimento na Câmara Municipal – “em 13 anos de Parlamento, nunca antes se viu um Orçamento aprovado com tamanha rapidez e harmonia”.

 

É fato. Orçamento sempre gera queda de braço. O Executivo quer do seu jeito, os vereadores querem participar. Na gestão Amastha, que Cinthia sucede, vieram as emendas impositivas. O ex-prefeito não atendia integralmente, e pagava seletivamente, reclamam os vereadores.

 

O compromisso selado pela Secretaria de Governo e Relações Institucionais, trabalhando em nome da prefeita e com seu aval a cada consulta feita, é claro: as emendas serão pagas.

 

Relação de respeito e confiança travadas, os vereadores deram o crédito ao Executivo. “Estava faltando isso”, me disse um deles ontem na votação, que não custou nem um real a mais aos cofres públicos, “um chefe do Executivo nos tratar como parlamentares, com o respeito que é devido, e o cumprimento dos compromissos”.

 

É evidente que a relação com a Casa melhorou. Tanto, que a aprovação foi unânime. Conduzida inicialmente pela vereadora Vanda Monteiro, deputada estadual eleita, a sessão seguiu sob o comando do presidente José do Lago Folha Filho. Só faltou, por questões de saúde, previamente justificadas, o vereador e também deputado eleito, Léo Barbosa.

 

Num clima pacífico, com 18 vereadores votando a favor da proposta do município, a Casa encerra hoje o Ano Legislativo com um fato histórico e inédito. Interrompeu a sessão, a pedido do vereador Lúcio Campelo, para receber a prefeita, acompanhada de seus principais secretários.  

 

Cinthia foi recebida com abraços e fez selfies com a maioria dos parlamentares. Inédito também: a prefeita ir pessoalmente agradecer a aprovação, acompanhada do seu staff, sem formalidade. Em clima de paz.

 

Quanto tempo vai durar essa base enorme, que baixou armas e decidiu ajudar o governo municipal a iniciar o ano com LDO e LOA aprovadas em tempo recorde, não se sabe. É resposta para o future que virá.

 

Uma coisa é certa: cidade iluminada, obras caminhando, empréstimo da CAF aprovado, Palmas tem tudo para oportunizar renda, se transformando, além de tudo que já é, num grande canteiro de obras.

 

Voltando lá no começo, uma cidade bem administrada não beneficia apenas o servidor público, pago em dia e que tem nesta sexta, a segunda parcela do 13º antecipada. Favorece o fornecedor, o prestador de serviço e o cidadão, atendido prontamente nas suas necessidades e demandas.

 

Problemas numa cidade deste tamanho sempre existirão. Mas fica uma reflexão: a nova gestora mostra que já dá conta do recado e pode surpreender muito mais.

 

Quem torceu contra, tá na hora de parar.

Comentários (0)