Prefeitos cobram regularização fundiária; governo quer verificar in loco

Os prefeitos membros da Comissão de Meio Ambiente da Associação Tocantinense de municípios se reuniram com órgãos do governo para pedir a regularização fundiária das áreas que não estão legalizadas. Representantes do governo propuseram verificar cada...

Na primeira reunião da comissão de Meio Ambiente da Associação Tocantinense de Municípios os prefeitos cobraram do governo do Estado a regularização fundiária das áreas dos municípios e ainda o reconhecimento dos municípios que integram o bioma amazônico.Hoje, cerca de sete estão incluídos neste bioma. O encontro contou ainda com a participação de representantes de outros órgãos do governo como o Instituto Natureza do Tocantins, Ministério Público Estadual e outros.

 

O presidente da Comissão, prefeito de Arapoema, Baltazar Rodrigues (PR), o Tazinho, explanou as principais dificuldades dos prefeitos com relação à preservação ambiental. “Temos vários problemas que temos que começar a criar as estratégias para resolver, principalmente com relação à questão fundiária e ao acesso á financiamentos junto aos bancos”, disse. Para liberar financiamentos, os bancos exigem que as terras estejam legalizadas.

 

No foco de discussão da reunião estavam ainda os biomas e várzeas do Estado, a Legislação Federal e Estadual no que se refere ao meio ambiente e ainda sobre os procedimentos e taxas de licenciamento ambiental. O prefeito de Novo Alegre, Wilson Sousa, explanou sobre a concessão de títulos de terras pelo Instituto de Terras do Estado. O prefeito falou das exigências dos órgãos para a

 

Governo vai analisar in loco

 

Representando o governo do Estado, o Secretário Estadual de Recursos Hídricos, Fábio Lélis se comprometeu a ajudar a resolver os questionamentos apontados pelos prefeitos e enumerou três necessidades prioritárias para começar a resolver os impasses. “Estamos em um governo rápido, com decisões rápidas e proponho que possamos verificar in loco junto com a situação pontual de cada prefeito”, disse o Secretário que mencionou ainda que a questão da legislação é uma competência federal.

 

Fábio falou ainda da parceria com o Naturatins para analisar tais impasses. O secretário frisou ainda que as soluções devem ser tomadas sem afetar o meio ambiente.

Comentários (0)