Primeira USF padrão será entregue nesta segunda

A Prefeitura de Palmas e a Secretaria da Saúde (Semus) inauguram a primeira Unidade de Saúde da Família (USF) padrão, da Capital, na próxima segunda-feira, dia 14, às 16 horas, na APM 21, entre as ruas 30 e 32, no Jardim Aureny III, com a presença do...

A Prefeitura de Palmas e a Secretaria da Saúde (Semus) inauguram a primeira Unidade de Saúde da Família (USF) padrão, da Capital, na próxima segunda-feira, dia 14, às 16 horas, na APM 21, entre as ruas 30 e 32, no Jardim Aureny III, com a presença do Prefeito Raul Filho.

“Vamos resgatar compromisso de campanha e proporcionar espaços melhores, mais amplos e bem equipados, para um atendimento de saúde mais humanizado, confortável e funcional à população de Palmas” - declara o prefeito.

De acordo com Samuel Bonilha, Secretário da Saúde, a nova USF é a primeira construída obedecendo todas as normas da Atenção Básica do Ministério da Saúde. “Abolimos a figura do antigo postinho e edificamos uma legítima unidade de saúde, contemplando todos os ambientes necessários para possibilitar atendimento de qualidade tanto para pacientes, quanto para profissionais e funcionários”, assegura o secretário.

Acessibilidade e segurança

Segundo Alexandre Paixão, arquiteto da Semus, responsável pelo projeto, “toda a Unidade prevê acessibilidade para portadores de deficiência física”. Acrescenta ainda que os revestimentos de piso, parede, teto e bancadas permitem completa higienização e limpeza. “Esses detalhes são importantes, pois previnem infecções hospitalares, bem como a resolução de fluxo, a iluminação e a climatização dos ambientes” - informa o arquiteto.

Estrutura e cidadania

A USF Laurides Milhomem conta também com salas exclusivas para: palestras educativas para a comunidade, reidratação oral, 05 consultórios médicos, 03 consultórios odontológicos individualizados, sala para pequenos procedimentos, sala de observação com 03 leitos com banheiro conjugado, além de vestiários equipados com chuveiros e armários para melhores condições de trabalho dos 22 agentes comunitários de saúde.

Serviços

De acordo com Adriana Victor Ferreira Lopes, Diretora de Atenção à Saúde, serão oferecidos todos os procedimentos básicos de saúde para os cerca de 12 mil pacientes cadastrados, na área de abrangência, que compreende parte do Jardim Aureny III, Setor União e chácaras vizinhas.

Os serviços que serão executados por 03 equipes do Programa de Saúde da Família são: consultas médicas e de enfermagem, tratamento odontológico, fisioterapia, procedimentos de curativos e retirada de pontos, nebulização, pré-natal, programas de saúde do homem, da criança do adolescente, do idoso, hipertensos e diabéticos, preventivo de câncer do colo de útero, entre outros.

Homenagem

A USF Laurides Milhomem terá este nome em homenagem à agente comunitária de saúde Laurides Lima Milhomem, falecida em 2006 durante cumprimento de sua missão. (Com informações da AsCop)

Comentários (0)