Reforma administrativa vem aí: desafio de Cinthia é economizar e continuar fazendo

Cinthia não recebeu a prefeitura de presente. Fez campanha como gente grande nas ruas e topou fazer a vice discreta. O grande golpe de mestra foi ter estudado a gestão silenciosamente

Prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro
Descrição: Prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro Crédito: Da Web

Manter uma cidade como Palmas, extensa e com demandas que não param de crescer, não é tarefa fácil. 

 

A prefeita Cinthia Ribeiro -  que muitos pensam ter ganhado um presente ao assumir o comando da Capital - espera para esta quarta-feira, dia 15, o resultado de uma encomenda difícil que fez a servidores de carreira e gestores das principais pastas do município. Ela quer fazer um corte de 30% nos custos de manutenção da máquina, sem paralisar obras e serviços essenciais para a cidade.

 

Um comitê, formado por servidores das principais pastas objeto da reforma administrativa que a prefeita pretende fazer, é que vai propor quais os cortes possíveis, sem prejudicar o andamento de cada área.

 

Missão difícil, mas não impossível…

 

O relatório que a prefeita recebe neste meio de mês ainda é parcial. Até o final do mês, as providências a serem tomadas deverão estar bem claras.

 

A conta é simples: com a frustração de receita do mal sucedido aumento do IPTU, implementado ainda por Carlos Amastha, e que foi barrado no TJ, são menos R$ 28 milhões nos cofres da prefeitura de Palmas. Ainda que não se receba tudo o que se planeja, o impacto real passa da metade desses recursos.

 

No pacote que a reforma deve trazer até o final do mês estão, além da redução do custeio, redução de pessoal e também na contratação de serviços. Cada unidade gestora deve procurar também onde é possível aplicar um corte de até 30%.

 

Principais pastas envolvidas na definição dos cortes estão o Planejamento, Finanças, Governo e Casa Civil.

 

Na outra ponta, o Diário Oficial segue trazendo exonerações. Nesta semana, somaram 70.

 

Na rádio peão, atribuíram essas exonerações ao rompimento de José Geraldo e Nésio, do PC do B. Na prática, são servidores da Saúde, Educação, Infraestrutura, PreviPalmas, entre outros. Dessa cota, nem 10 chegam a ser diretamente ligados, por exemplo, ao vice de Márlon, que deixou a campanha de Carlos Amastha.

 

Uma preocupação da prefeita nas eleições suplementares que segue como um alerta nessas eleições regulares é que o pessoal não misture gestão e campanha. Ou seja, a ordem é: quer fazer campanha, peça férias, licença ou… exoneração.

 

Voltando lá em cima, Cinthia não recebeu a prefeitura de presente. Fez campanha como gente grande nas ruas e topou fazer a vice discreta. O grande golpe de mestra foi ter estudado a gestão silenciosamente nos quatro meses antes de assumir, cercada de consultores que a ajudaram chegar sabendo onde estava pisando.

 

Com a reforma, tomará posse mais efetivamente da gestão que é sua, e pela qual com certeza será cobrada.

 

No ritmo que vai, a prefeita (que assiste Netflix e se identifica com Daenerys, a mítica mãe dos dragões) terá assumido inteiramente o legado deixado por Carlos Amastha até dezembro. E tocará do seu jeito.

Comentários (0)