Tem início Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Com o tema "Ciência no Brasil", teve início nesta terça-feira, 1°, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Tocantins, a abertura foi realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFTO em Palmas....

Teve início nesta terça – feira no IFTO – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia em Palmas a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Tocantins, que este ano, tem como tema: a “Ciência no Brasil”. A abertura foi transmitida ao vivo pela Eadcon para várias tele-salas de Educação a Distância espalhadas por todo estado.

De uma maneira dinâmica e interativa os estudantes e professores da Rede Pública de Ensino mostraram alguns experimentos científicos produzidos por eles mesmos. Experimentos como horta hidropônica, energia solar e maquetes de monumentos históricos do Tocantins. A aluna Nildiane Ponte de Sousa 2º ano do Centro de Ensino Médio Castro Alves, faz parte de uma dessas equipes. Ela explica que, “A horta, produz verduras, de maneira suspensa do solo, somente com a utilização de água, palha de arroz e garrafas pets”, afirma jovem cientista.

O público ainda pode conhecer um pouco da vida e das descobertas, de cientistas brasileiros, como Osvaldo Crus e Carlos Chagas, através da apresentação “Telegrama Animado”, encenada pelo Grupo de Teatro, “Qorpo Santo”.

A secretária Estadual de Ciência e Tecnologia, Maria Fernanda Varanda, visitou os pequenos estandes montados pelos alunos e destacou o empenho do governador Carlos Henrique Gaguim(PMDB) para realizar o evento, e também o apoio recebido de várias empresas e instituições parcerias nesta realização, “Eu também quero parabenizar os alunos pelos ótimos trabalhos apresentados. Este evento é uma momentos de interação e aprendizado para todos nós”, afirma a Secretária..

Até sexta-feira, 04, o público também vai poder participar de palestra, oficinas e minicursos voltados para as áreas, científica e tecnológica. No encerramento, serão conhecidos os vencedores dos concursos de Blog da Ciência, Cordel da Ciência, Curta Ciência (curta metragem), Desafio Tecnológico, Maquetes – Monumentos do Tocantins e feiras de ciência.

Os vencedores vão dividir a seguinte premiação: notebook, mp5, mp4, bolsas científicas, e ainda uma viagem para o Espaço Ciência no Recife-PE.

Comentários (0)