Usina de álcool no Estado deve entrar em funcionamento em junho de 2010

A inauguração da usina de álcool da Bunge, em construção no município de Pedro Afonso, está prevista para o mês de junho de 2010. O diretor nacional de Álcool e Açúcar da Bunge, Martinho Silveira, repassou a informação durante reunião com o governado...

A usina de álcool da Bunge, em construção no município de Pedro Afonso, deve ser inaugurada no mês de junho de 2010. A informação é do diretor nacional de Álcool e Açúcar da Bunge, Martinho Silveira, que se reuniu com o governador Carlos Henrique Gaguim (PMDB), na manhã desta sexta-feira, 4, no Palácio Araguaia, em Palmas. A reunião, da qual participaram também o vice-governador Eduardo Machado (PDT), o presidente da Assembleia Legislativa, Junior Coimbra (PMDB), e os gerentes geral e administrativo da unidade no Tocantins, Jefferson Hinino e Humberto Delgado, respectivamente, foi o primeiro encontro do grupo com o atual governo.

Na oportunidade, foram discutidas demandas de desenvolvimento regional sendo acordadas parceria para reativação da escola agrícola que funcionava no município, em parceria também com o Sistema S. Além disso, a usina apoiaria a adequação às normas ambientais do lixão do município e a ampliação do plantio de cana-de-açúcar para fortalecer o setor sucroalcooleiro. “A Bunge já é nossa parceira e queremos ampliar e projetar para médio e longo prazos essa parceria”, destacou o vice-governador Eduardo Machado.

O diretor Martinho Silveira ressaltou a oportunidade de se discutir estratégias. “Viemos dizer qual os nossos objetivos, os nossos propósitos e a nossa visão estratégica para o Estado do Tocantins”, comentou, ao anunciar que a usina terá uma moagem de cana anual de 1,4 milhão de toneladas, já a partir de 2010 para a produção de etanol e, posteriormente, o açúcar, álcool hidratado e outros derivados.

Atualmente, 1,2 mil pessoas estão empregadas no projeto de instalação da usina e no plantio da cana. Com o funcionamento da usina, esse número deve ser ampliado para aproximadamente 4 mil empregos diretos e indiretos. O investimento na unidade é de R$ 350 milhões. O projeto de expansão da usina prevê mais duas unidades que devem ser instaladas em municípios que fazem parte do eixo da Ferrovia Norte-Sul, ao norte do Estado, ainda sem data determinada.

Comentários (0)