Nove imperdíveis filmes sobre advocacia e direito

São obras que dizem respeito ao mundo jurídico, que além de proporcionarem entretenimento, trazem várias lições profissionais e de vida

Crédito: Reprodução

Neste tempo de isolamento social, a 7ª Arte ganha espaço na Coluna Mundo Jurídico, apresentando-lhes sugestão de nove imperdíveis filmes relacionados a advocacia, direito e processos. Enfim, são obras que dizem respeito ao mundo jurídico, que além de proporcionarem entretenimento, trazem várias lições profissionais e de vida para serem mais bem ponderadas, e conforme seu livre arbítrio, acopladas ou aperfeiçoadas na sua vida.

 

Excelente divertimento à todos!

 

1 – O SEGREDO DOS SEUS OLHOS – Oscar de melhor filme estrangeiro em 2010

 

A importância dos mínimos detalhes na investigação. Para se fazer justiça é possível sobrepor-se a lei?

 

Trata de caso de estupro e assassinato de uma jovem, que necessita da intervenção investigativa particular promovida pelo viúvo, auxiliado por um oficial de justiça aposentado, ambos na busca da verdade, diante da atuação invasiva do Estado sobre as instituições em tempos de ditadura.

 

O SEGREDO DOS SEUS OLHOS – FILOSOFIA E VIDA

 

2 - AS DUAS FACES DE UM CRIME 

 

O filme tem o potencial de fazer refletir sobre o papel e as responsabilidades de um advogado de defesa, e como eles mudam se o cliente for – ou não – inocente.

 

Em Chicago, um arcebispo foi assassinado brutalmente a facadas. O crime comove a opinião pública e inicialmente aponta como assassino um jovem de 19 anos (Edward Norton). Eis que surge um ex-promotor (Richard Gere) que se tornou um advogado destacado e se propõe a atuar na defesa, de forma pró-bono, motivado pela cobertura da mídia e pelo incessante espírito de vencer.

 

Extrai-se do filme a lição da necessidade de boa relação com o cliente, o exercício de ouvir o cliente atentamente: “saber ouvir com atenção o que ele tem a dizer não é apenas se manter com a boca fechada. É, sim, ter a capacidade de livrar-se de todo preconceito e ter a sensibilidade para se colocar no lugar daquele que está falando.”

As Duas Faces de um Crime - Filme 1996 - AdoroCinema

 

3 – FILADÉLFIA – Oscar de 1994 melhor ator e melhor canção

 

A história instiga sobre a metamorfose de desconstrução de preconceitos no exercício da advocacia, associada a atuação e argumentação desenvolvida pelas figuras da acusação e defesa.

 

Tom Hanks é um emergente advogado que trabalha para um grande escritório da Filadélfia. Após descobrirem que ele é homossexual e soropositivo para HIV, foi demitido da banca. Então, ele promove ação contra seus ex-empregadores e contrata os serviços do aclamado ator Denzel Washington, um advogado negro e homofóbico. Durante o julgamento, este homem é forçado a encarar seus próprios medos e preconceitos.

 

Filadélfia - 4 de Março de 1994 | Filmow

 

4 - HURRICANE: O FURACÃO – Globo de Ouro melhor ator 2000

 

Em junho de 1966, Rubin "Hurricane" Carter (Denzel Washington) era um forte candidato ao título mundial de boxe. Entretanto, os sonhos de Carter vão por água abaixo quando três pessoas são assassinadas num bar em Nova Jersey. Indo para casa em seu carro e passando perto do local do crime, Carter é erroneamente preso como um dos assassinos e condenado à prisão perpétua. Anos mais tarde, Carter publica um memorial, chamado "The 16th round", em que conta todo o caso. O livro inspira um adolescente do Brooklyn e três ativistas canadenses a juntarem forças com Carter para lutar por sua inocência.

 

O Furacão “Hurricane” | Mila inForma

 

5 - TEMPO DE MATAR

 

No Mississipi, dois brancos espancam e estupram uma menina negra de dez anos. Eles são presos, mas quando estão sendo levados ao tribunal para terem o valor da sua fiança decretada o pai da garota (Samuel L. Jackson) decide fazer justiça com as próprias mãos e mata os dois na frente de diversas testemunhas, além de acidentalmente ferir seriamente um policial. Ele é preso rapidamente, mas a cidade se torna um barril de pólvora e, além do mais, a defesa tem de se defrontar com um juiz que não permite que no julgamento se mencione a razão que fez o pai cometer o duplo homicídio, pois o julgamento é de assassinato e não de estupro.

 

Tempo de Matar – Wikipédia, a enciclopédia livre

 

6 - ERIN BROCKOVICH: UMA MULHER DE TALENTO – Oscar de melhor atriz 2000

 

Demonstra a importância da empatia no convívio social e no exercício da profissão, assim como a coragem, envolvimento e convicção no direito, necessários para enfrentar grandes processos. Nunca subestime seu oponente!

 

Baseado em uma história real, conta o esforço de Erin Brockovich (Julia Roberts), que, após insucesso em processo na justiça contra um médico que bateu em seu carro, decide trabalhar com o advogado que a representou. E no escritório, de forma curiosa, atenta e perseverante, se aprofunda na investigação de caso sobre a água de uma cidade no deserto que está sendo contaminada por uma poderosa companhia e espalhando doenças entre seus habitantes, gerando processo de mais de 300 milhões de dólares.

 

Erin Brockovich (filme) – Wikipédia, a enciclopédia livre

 

7 - DOZE HOMENS E UMA SENTENÇA 

 

Instigante filme sobre o Tribunal de Júri sob a perspectiva do direito americano, a responsabilidade dos jurados e as pertinentes dúvidas fáticas, jurídicas e conflitos pessoais no momento de decidir pela aplicação de pena de morte. A força da persuasão e argumentação.

 

O filme retrata o julgamento de um jovem acusado de matar o pai. Os 12 jurados são instruídos a apenas condená-lo se não houver dúvida da culpa e de forma unânime. Enquanto onze dos jurados votam pela condenação, um deles não está convencido, e tenta fazer os demais repensarem sua posição, e se inicia um debate com fortes argumentos e exploração e compartilhamento do ponto de vista individual.

 

 

8 – O JULGAMENTO EM NUREMBERG 

 

Baseado em fatos reais, retrata um dos julgamentos mais importantes da história, tendo como réus líderes políticos e militares do nazismo alemão, o Tribunal foi composto por oito juízes, representando os quatro países vencedores da guerra, e levanta a relevante questão do Tribunal de Exceção,  o limite do positivismo e a universalização dos direitos humanos e necessidade de tutela por todos as nações.

 

Foi o precursor do atual Tribunal Penal Internacional.

 

Tribunal de Nuremberg - Filme completo | Filmes, Filmes completos ...

 

9 - A CIVIL ACTION – A QUALQUER PREÇO

 

O advogado sofre a dor do cliente? Quais as consequências do orgulho no exercício da advocacia? Processos judiciais são guerras? Onde está a verdade?

 

O filme retrata fatos verídicos de uma sociedade de advogados focada em obter lucrativos acordos financeiros ao invés de vencer causas. No entanto, quando patrocinam uma causa milionária contra empresa que estava culposamente despejando produtos tóxicos na água que resultam na morte de oito crianças, modificando o foco, dissolução da sociedade e fazendo John Travolta caminhar sozinho nesse novo desafio.

 

Dvd Original Do Filme A Qualquer Preço (john Travolta) - R$ 39,00 ...

 

Outras obras da 7ª Arte que merecem destaque: UM SONHO DE LIBERDADE, (sobre a vida presidiária nos EUA, injusta condenação e redenção), com Morgan Freeman e Tim Robbins; NEGAÇÃO, (demonstra a importância de uma boa retórica para a apresentação e defesa de ideias e a como a argumentação pode fazer a diferença no universo do direito), com Rachel Weisz e Timothy Spall; O SOL É PARA TODOS, (aponta como a persistência é relevante quando é preciso lutar em cenários desfavoráveis), com Gregory Peck e Brock Peters; KRAMER VS. KRAMER (sobre o direito de família), com Dustin Hoffman e Meryl Streep; e os filmes baseados nos livros de escritor John Grisham: O DOSSIÊ PELICANO, A FIRMA, O JÚRI, O CLIENTE, O HOMEM QUE FAZIA CHOVER.

Comentários (0)