Feira Literária chega a Dianópolis com palestras, teatro e shows musicais

A Feira Literária do Tocantins (Flit) acontece entre os dias 19 e 21 de abril e, Dianópolis. No primeiro dia na casa nova, a Flit contou com a presença do vice-governador do Tocantins, João Oliveira, representando o governador Siqueira Campos. Segund...

Estruturas já montadas; atividades devidamente apresentadas; e abertura oficial realizada. Pronto!, cidadãos dianopolinos e da região, a Feira Literária do Tocantins (Flit), agora, entre os dias 19 e 21 de abril, é toda para vocês! Nesses três dias, o evento oferecerá programações educacionais, como palestras e formação continuada, culturais, como teatro e shows musicais, esportivas, principalmente com os Jogos Estudantis do Tocantins (Jets), dentre outras que atendem a todos os públicos.

No primeiro dia na casa nova, a Flit contou com a presença do vice-governador do Tocantins, João Oliveira, representando o governador Siqueira Campos, dos secretários estaduais da Educação, Danilo de Melo Souza, e da Juventude e dos Esportes, Olyntho Neto, da diretora regional de ensino de Dianópolis, Maria Plácida de Oliveira Rodrigues, além do prefeito da cidade-anfitriã, José Salmoão Jacobina Ayres, e do Voltér Wolney Ayres, membro da Academia Tocantinense de Letras (ATL) que, na ocasião, representou Osvaldo Rodrigues Póvoa, homenageado regional da Flit Dianópolis.

Segundo João Oliveira, a regionalização da Feira Literária foi uma decisão iluminada do governador, que tem a Educação como uma das prioridades de governo. “É muito satisfatório estar aqui, em Dianópolis, uma cidade linda e histórica que tem berço e um povo preparado, assim como todo o povo tocantinense. Por isto a importância de ter a Flit em uma lógica regionalizada, para democratizar o acesso à educação, à cultura, ao esporte e ao entretenimento para a população do Estado. A Educação é um dos principais alvos do governador Siqueira Campos, por isto ele e todos nós do governo cuidamos dela com tanto carinho, inclusive o secretário Danilo, que tem abrilhantado a Educação do Tocantins de maneira dinâmica e moderna”, declarou o vice-governador.

Ações a favor da população

Depois de acompanhar, junto aos demais convidados, a apresentação do Grupo Musical de Flauta Doce formado por 28 alunos da rede municipal de ensino, Danilo de Melo ressaltou o objetivo da Flit. “Esta caravana educacional que é a realização da Flit de maneira regional visa discutir a Educação em um sentido amplo, inclusive abordando a criação de uma política voltada à literatura, a partir do Plano Estadual do Livro e da Leitura. Ao mesmo tempo em que diversas atividades acontecem, atendendo desde crianças a idosos, nós, da Educação, da Juventude e dos Esportes, da Cultura, do governo, de maneira geral, estaremos trabalhando políticas de fomento a ações de melhorias da qualidade de vida do povo tocantinense”, afirmou o secretário Danilo, que, em seguida, acompanhou, ainda com as demais autoridades, a apresentação dos cordelistas Geraldo Amâncio e Chico Sobrinho, da Banda Marcial e da Banda Musical dos Fuzileiros Navais.

Programa família

Para a dona de casa Rosângela Lustosa Santos, que reside em Almas, uma das nove cidades jurisdicionadas à Diretoria Regional de Ensino (DRE) de Dianópolis, a Flit é uma oportunidade para aproveitar cultura e entretenimento em um só lugar, e com qualidade. “Tem muita coisa sendo oferecida aqui, tanto para quem gosta de ler como para quem prefere música ou esporte. Eu tenho seis filhos e vou precisar reservar um ou dois dias inteiros para curtir com eles tudo o que estão oferecendo na Flit; e o bom é que tudo acontece na praça, onde as crianças podem correr e se divertir à vontade”, exaltou Rosângela. (Ascom Seduc / Marcus Mesquita )

Comentários (0)