Através do Sine, Leandro conseguiu emprego; deficiência não impediu sonhos

Indicado pelo Sine a uma empresa, a deficiência de Leandro Pereira não o impediu de estudar, sonhar e trabalhar; veja a história dele como exemplo do Dia D da inclusão da pessoa com deficiência

Leandro sofreu acidente, mas não desistiu de sonhos
Descrição: Leandro sofreu acidente, mas não desistiu de sonhos Crédito: Carlessandro Souza/Ascom Setas

O que fazer quando nos deparamos com um sonho frustrado? Leandro Pereira, 22, ousou se reinventar e elaborar um novo alvo que agora batalha para conquistar. O jovem que planejava seguir carreira militar viu suas expectativas serem interrompidas ao sofrer um acidente de bicicleta aos sete anos de idade, o que afetou um dos seus pés. Quando perguntado se a deficiência o limita em alguma coisa, Leandro responde: “Não me atrapalha a fazer as coisas, mas me impediu de viver um sonho”.


Apesar da vida não ter seguido o curso que Leandro desejava, ele não desistiu de sonhar, atualmente cursa o ensino médio, é mecânico de moto e planeja continuar se aperfeiçoando. “Gosto muito de mecânica e vou me formar na minha área”, afirma o estudante.

 

Para dar continuidade ao novo sonho, Leandro contou com a ajuda do Sistema Nacional de Emprego (Sine-TO) em Palmas quando foi indicado ao mercado de trabalho. “Eu já trabalhava com mecânica, mas queria um emprego formal, ter um salário certo e direitos trabalhistas. Procurei o Sine e me encaminharam para esta vaga, estou muito feliz”. Leandro é repositor do Supermercado Quarteto há um mês.

 

Leandro é uma das pessoas com deficiência empregadas no Quarteto, uma empresa cidadãs que cumpre a Lei de Cotas (Lei Federal 8.213/91, que obriga empresas com 100 ou mais funcionários a contratarem pessoas com deficiência) e se preocupa em se adaptar para acolher e dar oportunidade às pessoas com deficiência.

 

Dia D


O Sine Tocantins trabalha diariamente para fazer essa ponte entre pessoas com deficiência e empresas interessadas em empregá-los, hoje, dia 29 de setembro, o Sistema irá dedicar um dia inteiro de trabalho a esse objetivo.

 

O município de Araguaína já está recebendo o Dia D - Dia de Inclusão Social e Profissional das Pessoas com Deficiência e dos Beneficiários Reabilitados do INSS.


O evento que já teve duas edições em Palmas reunirá no posto do Sine, as empresas obrigadas, ou não, pela Lei de Cotas (Lei Federal nº 8.213/91) a contratarem pessoas com deficiência e os trabalhadores que por alguma limitação física ou psíquica encontram dificuldades para se inserirem no mercado de trabalho.

Comentários (0)