Cidade de Gurupi oferece capacitação para profissionais da saúde sobre meningite

O encontro vai acontecer entre os dias 13, 14 e 15 das 08 às 17 horas no auditório da Câmara dos Dirigentes Lojistas-CDL.

A capacitação que acontece pela primeira vez em Gurupi é realizada pela Prefeitura e será ministrada por técnicos em meningite da Secretaria Estadual da Saúde.

 

O encontro vai acontecer entre os dias 13, 14 e 15 das 08 às 17 horas no auditório da Câmara dos Dirigentes Lojistas-CDL.

 

Participações

Participam do evento enfermeiros, médicos, técnicos, farmacêuticos, atendentes, laboratorista, estagiários do Centro Universitário Unirg, funcionários do Centro de Internação Provisório da Região Sul - CEIPE –SUL, da Casa do Índio -CASAI e também de todos os hospitais particulares de Gurupi e das Unidades Básicas de Saúde, total de 150 profissionais.

 

No dia 15 de maio será aberto à população em geral que queira se informar sobre o assunto. Receberam convite para participar do encontro, profissionais das cidades vizinhas como Peixe, Dueré, Cariri, Crixás, Formoso e Aliança do Tocantins.

 

Importância

Segundo a enfermeira Ivanildes Lima, da Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde de Gurupi, o objetivo da capacitação é sanar todas as dúvidas em relação à Meningite.

 

“Este ainda é um problema que assusta muita gente, por isso nós profissionais temos que nos preparar tanto para saber lidar com a doença, com o paciente e também passar as informações para familiares e também para a mídia”, concluiu a enfermeira.

 

Sobre a doença

A meningite é uma inflamação das meninges, que são as membranas que envolvem o cérebro.

 

Existem diversos tipos de meningite, e para cada um deles há causa e sintomas específicos. A maioria dos casos de meningite é provocada por vírus ou bactérias, mas a doença também pode ser transmitida via fungos.

 

Outros fatores também podem desencadear num quadro de meningite, como alergias a determinados medicamentos, alguns tipos de câncer e também inflamações. Os principais tipos de meningite existentes são Meningite viral, Meningite bacteriana e Meningite fúngica. Esses três tipos podem levar a um quadro de meningite crônica.

 

 

 

Comentários (0)