Com parcerias, Centro de Criatividade oferta cursos gratuitos em várias regiões

Prefeitura de Palmas buscou parceria com instituições não governamentais fazendo com que o Centro de Criatividade levasse cursos gratuitos para diversas regiões da Capital

Cursos são levados para moradores de vários pontos
Descrição: Cursos são levados para moradores de vários pontos Crédito: Foto: Divulgação

Democratizar o acesso da população ao ensino das artes foi uma das primeiras medidas da atual gestão da Capital, que descentralizou o Centro de Criatividade cujos cursos até 2012 eram ministrados somente no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho. Desde 2013, a Prefeitura de Palmas buscou parceria com instituições não governamentais de Norte a Sul da cidade proporcionando a iniciação ou aperfeiçoamento artístico em artes visuais, artes cênicas e música. O resultado é o atendimento anual de cerca de dois mil alunos.

 

Só no Centro Juvenil Salesiano Dom Bosco são cerca de 450 alunos matriculados em diferentes cursos: Bateria, Contrabaixo, Violão, Teclado, Teatro, Desenho, Pintura em tela e Canto Coral.

 

Entre os alunos está Célia Maria Almeida Ribeiro, que é a prova de que a descentralização deu certo. “Sempre gostei muito de artes e o que me trouxe aqui foi a vontade de buscar o conhecimento necessário. Mas eu só pude realizar meu sonho depois que houve essa descentralização. Aqui fiz aula de violão e toco na igreja e nas rodas de conversas com os amigos. E hoje faço pintura em tela e dança contemporânea. Quando terminar esses, pretendo fazer outros. É maravilhoso ter oportunidades como essas aqui perto de casa”, ressalta Célia, que mora no Setor Bela Vista e faz essas aulas no Centro Juvenil Salesiano Dom Bosco, em Taquaralto.

 

Moradora do Setor Sul, a aluna de bateria Joelma da Silva afirma que se o curso fosse ministrado somente no centro da Capital, ela não estaria realizando o sonho de se tornar uma musicista profissional. “A verdade é que muita gente aqui não teria condições de ir longe buscar esse conhecimento. Aqui, além de ser perto de casa e gratuito, tem bons professores empenhados em formar bons músicos”, afirma Joelma, que pretende em breve montar uma banda.

 

Arte para todos

Professor de artes visuais, Elpídio de Paula, que já foi aluno do Centro de Criatividade quando funcionava apenas no Espaço Cultural, há três anos dá aula no Salesiano Dom Bosco. Para ele, a democratização do ensino das artes é uma decisão acertada. “Quando se traz para os bairros mais afastados se democratiza o acesso. Tem muita gente que acha que democratizar é apenas fazer uma exposição ou apresentação cultural, mas eu entendo que é fundamental democratizar a produção também, ou seja, ensinar a fazer, porque isso desmistifica a tese de que arte é apenas para a elite. Sendo que a arte deve ser algo vivenciado por todos independente da região onde mora”, destaca o professor.

 

Marcelo Dantas ministra aula de violão. Ele veio de Brasília há um ano e nove meses e desde então dá aula no Salesiano Dom Bosco. Defende que é importante levar a arte para as comunidades mais carentes, uma vez que na sua visão as condições financeiras e a distância são empecilhos na busca pelo conhecimento. “Acho fantástico essa ideia de levar essa arte toda para diferentes regiões, seja a música, a dança ou um instrumento. Porque são pessoas mais carentes financeiramente falando e que muitas vezes não teriam esse acesso. E a gente vê que eles valorizam e se dedicam quando surgem oportunidades”, revela Dantas.

 

O coordenador Ivamberto Lemos também avalia como positiva a descentralização. “São quatro centros de criatividade presentes em todas as regiões da cidade. Facilitar esse acesso é fundamental porque proporciona a essas comunidades novas perspectivas e mais conhecimento das artes. Hoje, um morador aqui pode fazer um curso de pintura em tela ou até mesmo se profissionalizar em algum instrumento. Aqueles que ainda estão na fase escolar se dedicam mais aos estudos. Daqui surgiu a Big Band de Palmas e muitos dos nossos alunos foram aprovados na seleção da Banda Mirim da Guarda”, lembra Lemos.

 

 

Dados Centro de Criatividade

O Centro de Criatividade é um programa público de formação artística que integra o Sistema Municipal de Cultura de Palmas, meta do Plano Municipal de Cultura 2013 a 2022. Participam do projeto, 30 instrutores qualificados que ministram as aulas nos projetos do centro de criatividade.

 

O trabalho desenvolvido nesses centros deu nova cara ao cenário cultural da cidade que agora conta com a “FCP Big Band”, formada por alunos de música, com o Coral Municipal de Palmas, que já se apresentou em eventos e festividades natalinas, e com o Balé da Cidade de Palmas. Além do projeto “Concertos Didáticos” realizado pelos professores de música.

 

Os cursos são ministrados no Centro Juvenil Salesiano Dom Bosco (Taquaralto), Ponto de Cultura Instituto IDEIA (Região Central), Ponto de Cultura Arte-fato (Região Norte) e no Espaço da Cidadania Professora Maria dos Reis em Taquaruçu.

Comentários (0)