Comunidade da Prata prepara a 3ª Festa da Rapadura que inicia nessa sexta-feira

Os cursos que iniciaram nesta terça-feira, 4, são ministrados por instrutoras do Projeto Apoiando e Acreditando nas Famílias do Estado do Tocantins (Aafeto) em parceria com a ONG Moradia e Cidadania

Curso de flores faz parte da programação
Descrição: Curso de flores faz parte da programação Crédito: Foto: Carlessandro

A comunidade quilombola da Prata, a 227 Km de Palmas, na região do Jalapão, está acertando os últimos preparativos para a 3ª Festa da Rapadura, que acontece nesta próxima sexta e sábado. Aproveitando este momento de valorização e divulgação da cultura e produção dos moradores do povoado e entorno, a Secretaria do Trabalho e Assistência Social (Setas) já está realizando cursos de geração de renda com a população.

Os cursos que iniciaram nesta terça-feira, 4, são ministrados por instrutoras do Projeto Apoiando e Acreditando nas Famílias do Estado do Tocantins (Aafeto) em parceria com a ONG Moradia e Cidadania. Para a superintendente de Assistência Social da Setas, Rosana Trindade, esta é uma oportunidade real de geração de renda. "Eles têm a oportunidade de aprender novas técnicas para incrementar o trabalho de artesanato que já fazem com o capim dourado, por exemplo, e com isso adicionar mais valor aos produtos", explicou.

Dona Aleurinda de 62 anos foi uma das primeiras participantes a chegar para as aulas bem entusiasmada  "Eu vou fazer tudo, se eu der conta" disse animada depois de participar dos cursos de tempero e flores esqueletizadas. "Vou fazer para usar em casa e para vender também", completou.

Na manhã desta quarta, 6, teve início o curso de doces do cerrado que ensina os moradores a fazer cocada e doce de mamão. O jovem Neildo Patrício, 18 anos, diz estar animado com o curso. "É bom que temos os ingredientes aqui, porque coco e mamão não falta. Vou fazer a cocada do Jalapão", falou.

Além dos cursos de geração de renda, uma equipe de técnicos da Setas leva a comunidade da Prata informações e orientações sobre o Cartão do idoso, Cadastro Único e Programa Bolsa Família (PBF).

 

 

 

 

 

Comentários (0)