Palmas, Tocantins -

Oportunidades


Realizado pelo SENAR
55 visualizações

Curso de 'Manejo de Frango de Corte' melhora renda de produtor em Almas

No conteúdo programático do curso, foram repassadas informações sobre instalações e equipamentos.
- Atualizada em
Descrição: Jovem produtor Luiz Fernando Santos, de 19 anos Assessoria de Comunicação FAET/SENAR

Com o objetivo de se profissionalizar ainda mais, o jovem produtor Luiz Fernando Santos, de 19 anos, participou do treinamento de Manejo de Frango de Corte que foi ofertado gratuitamente pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Almas, sudeste do estado. O produtor que já tinha sua criação de frango, na chácara Bela Vista, conseguiu ampliar mais o seu negócio e entender a importância da qualidade e do planejamento. 


No conteúdo programático do curso, foram repassadas informações sobre instalações e equipamentos; manejo nutricional; manejo sanitário e programa de vacinação; controle zootécnico; medidas de biossegurança; avaliação de desempenho das aves e custo de produção; mercado e comercialização entre outros tópicos. O objetivo principal do treinamento é a criação de aves para produção de carne de acordo com as boas práticas de manejo.



“Sempre me identifiquei com o mundo do agronegócio, apesar de ser jovem, resolvi investir na produção de frangos, mas não tinha o conhecimento adequado. Fiz os cursos voltados para avicultura do SENAR e hoje eu entendo que se meu produto for entregue com qualidade, de forma saudável, vai servir para meus futuros consumidores me darem preferência, consequentemente melhorando minha renda”, comenta Luiz Fernando.



O produtor que também é aluno do Curso Técnico em Agronegócio conta que melhorou sua produção após o curso e aprendeu conceitos importantes: “Hoje tenho uma rentabilidade melhor, uma visão mais ampla. Antes de fazer o curso a taxa de mortalidade era muito alta, agora com a teoria, e as técnicas conseguimos fazer essa taxa diminuir bastante, sempre pensando na saúde dos animais”.



Luiz Fernando destaca que sempre que possível participa dos treinamentos que o SENAR oferece, e aliado ao curso técnico, ele aprende mais sobre o mundo do agronegócio. “O SENAR é uma escola voltada para o homem do campo, tenho aprendido a parte financeira, demanda e oferta, lucratividade, gerenciamento de negócios, planejamento. Cada dia que passa tenho orgulho de fazer parte desse setor”, finalizou o produtor.