Empreendedores comemoram negócios fechados no Festival Gastronômico de Taquaruçu

Expositores e artesãos locais tiveram a oportunidade de colocar em prática o conhecimento adquirido em capacitações e consultorias do Sebrae e realizaram bons negócios durante o Festival

Empreendedores comemoram sucesso em festival
Descrição: Empreendedores comemoram sucesso em festival

Durante o Festival Gastronômico de Taquaruçu, diversos expositores e artesãos colocaram em prática todo conhecimento adquirido em capacitações e consultorias do Sebrae e realizaram bons negócios. Empresários da loja de artesanato TudoDaqui, foram mais de R$ 20 mil em produtos comercializados em apenas quatro dias de evento, realizados de 7 a 11 de setembro.

 

“O sucesso de público e de vendas no Festival mais uma vez ratifica a missão do Sebrae em transmitir conhecimento e proporcionar um ambiente favorável para o desenvolvimento dos pequenos negócios. O sucesso desses empreendedores é a nossa razão de existir. É contribuir para transformação das pessoas, melhorar a vida delas”, avaliou o superintendente do Sebrae, Omar Hennemann.

 

A Loja TudoDaqui foi uma vitrine para o artesanato local, por isso mesmo que a estrutura ficará permanente no local. Objetivo do Sebrae com a criação do espaço foi valorizar essa arte regional feita por mãos habilidosas de 15 mulheres oriundas daquela região serrana, também criar oportunidades para a realização de negócios e melhorar a renda e qualidade de vida das artesãs. E foi exatamente isso que uma das participantes avaliou. “Foi tudo ótimo. A loja ficou linda. Além das vendas, tivemos a oportunidade de apresentar nosso trabalho para as pessoas conhecerem e fazer contatos para compras futuras”, afirmou Neuza Silva Gomes, que tornou o artesanato sua profissão há cinco anos.

 

Foram diversos itens produzidos pelas mãos dos artesãos da região, que receberam consultorias em design e formação de preço, além de acompanhamento individual oferecidos pelo Sebrae. Além do legado em conhecimento, o espaço da loja na Praça Vereador Tarcísio Machado da Fonseca a partir do festival será permanente para comercialização do artesanato local. “As orientações que recebemos do Sebrae nos uniu. Nosso trabalho ficou mais desenvolvido, ajudamos umas as outras. Uma andorinha só não faz verão, mas juntas fizemos e faremos uma revoada”, avaliou Neuza Gomes.

 

Gastronomia

Além de apoiar os negócios do segmento de artesanato, o Sebrae também contribuiu para o sucesso em vendas e reconhecimento da gastronomia regional produzida pelos mais de 60 expositores no Festival Gastronômico de Taquaruçu, com diversas capacitações e consultorias. A apresentação do renomado chef francês Olivier Anquier no Espaço Cozinha Show foi outro destaque de apoio e promoção aos negócios tocantinenses do setor gastronômico.

 

Olivier Anquier, além de apresentar seu talento na gastronomia, fez questão de conhecer e degustar os pratos dos expositores no Festival. Um desses pratos foi o palpite do renomado chef para ser o grande vencedor, o “Filé de Peixe em camadas” feito pela chef Marise Sousa. E o palpite foi certeiro. O prato foi o vencedor na categoria “Prato salgado”.

 

"Sinto honrado em estar aqui, após 20 anos. Os ingredientes dessa região são riquíssimos e alguns eu pude conhecer hoje, como a farinha do coco babaçu". O chef disse ter ficado impressionado com a popularidade do festival e com a quantidade de participantes.

 

Todas as ações de apoio a esses pequenos negócios fazem parte do Projeto de Estruturação Turística de Taquaruçu, que é uma parceria do Sebrae Tocantins com a Prefeitura de Palmas.

 

(Com informações do Sebrae)

Comentários (0)