Feira do Empreendedor realiza seminário sobre compras públicas

O público alvo são prefeitos, secretários municipais, Agentes de Desenvolvimento e empresários locais

Seminário tem grande público
Descrição: Seminário tem grande público Crédito: Ascom

Através do seminário “Compras Públicas como Ação Indutora do Desenvolvimento”, foi iniciado o segundo dia da Feira do Empreendedor, que acontece em Araguaína de 28 a 31 de maio no Centro de Atividades do Trabalhador CAT. O objetivo do encontro é disseminar informações sobre o uso do poder de compras do governo como ação de desenvolvimento local.

Segundo a Superintendente do Sebrae Tocantins, Márcia Rodrigues de Paula, o encontro busca  o compartilhamento de experiências entre os participantes, pois as Compras Governamentais são grandes oportunidades para os pequenos. “Vender para governos e empresas estatais é certamente um bom negócio para micro e pequenas empresas e ficou ainda mais atraente por causa do capítulo 5 da Lei Geral”, frisou a superintendente.

Participam da capacitação o prefeito do município de Estreito - Maranhão, secretários municipais, representantes do Tribunal de Contas e Controladoria Geral do Estado, Agentes de Desenvolvimento Local e empresário de todo o Estado. De acordo com o coordenador de políticas públicas, Renato Albuquerque, o Núcleo Regional Médio Norte enviou caravanas composta por 215 pessoas e o Núcleo regional Sul 160 pessoas de vinte e cinco municípios.

 

Vantagens

Os municipios que possuem a Lei Geral implementada proporcionam ao seus empresários facilidades como dispensa de apresentação de certidões negativas antes da assinatura do contrato e prioridade para as micro e pequenas empresas no caso de empate na licitação não dependem de regulamentação e, por isso, já têm de ser aplicadas pela administração pública.

 

Patrocinadores e Parceiros

A Feira do Empreendedor conta com o patrocínio do Governo Federal, Banco do Brasil, Banco da Amazônia, Caixa Econômica Federal, Correios, Prefeitura de Araguaína, Consórcio Estreito Energia: Ceste, Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto), Serviço Social da Indústria (Sesi) Araguaína e Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) e Conselho de Desenvolvimento Econômico do Estado do Tocantins (CDE). São parceiros do evento Faet – Federação da Agricultura e Pecuária do Tocantins, Faciet – Federação das Associações Comerciais e Industrias do Estado do Tocantins, Fecomércio – Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Tocantins, Fampec – Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais do Estado do TO, Aciara – Associação Comercial e Industrial de Araguaína, Faculdade Dom Orione, Sicoop / Credipar, Agência de Fomento, Caps – Centro de Atenção Psicossocial de Araguaína, Hemocentro, Procon, Conselho Tutelar, O Boticário, UFT – Universidade Federal do Tocantins, Faculdade Católica campus Palmas e campus Araguaína, J. Demito, IFTO Paraíso, Google, Facebook, Mercado Livre, AbStartups, Vult Cosméticos, Clamore Cosméticos, Feira da Beleza, Fernandes Móveis, AZ Soluções, Studio Raphael Oliver, Doída por Esmaltes, Viva Bela Cosméticos, Fênix Distribuidora, Habitar Arquitetura, Gimenes Decorações, Gráfica Tocantins, Quatro Ventos, Bunge, VLI Logística, BNDES, PróDivino, Ulbra e Expnet.

 

Sobre a Feira do Empreendedor

A Feira do Empreendedor é um evento do Sebrae Nacional criado em 1994. Desde então, foram realizadas mais de 80 edições em todos os estados da Federação, recebendo cerca de 1,5 milhões de visitantes, e mais 400 mil empreendedores capacitados em diferentes atividades. A Feira do Empreendedor é considerada o maior evento de empreendedorismo do país. No Tocantins já foram realizadas cinco edições da feira com a participação de mais de 45 mil pessoas, gerando mais de R$ 10 milhões em negócios.

 

Comentários (0)