Palmas, Tocantins -

Oportunidades


Balanço
676 visualizações

Fenepalmas movimentou R$ 8 milhões: Acipa divulga pesquisa

Com o tema o “Mercado Digital: acesse essa oportunidade”, a Feira deste ano recebeu 25 mil pessoas e movimentou um valor estimado de R$ 8 milhões.
- Atualizada em

Em sua 19ª edição, a Feira de Negócios de Palmas, promovida pela Associação Comercial e Industrial de Palmas (ACIPA), teve como tema o “Mercado Digital: acesse essa oportunidade”. O evento que acontece desde 1993 em Palmas, este ano, recebeu 25 mil pessoas e movimentou um valor estimado de R$ 8 milhões.

 

Na edição 2012, a Faculdade Serra do Carmo realizou uma pesquisa de satisfação com expositores, visitantes e participantes do 2º Ciclo de Formação Empresarial da Acipa e 2º Seminário de Oportunidades Empreendedoras da Faculdade Serra do Carmo.

Foram aplicados cerca de 400 questionários, distribuídos entre os dias 18 e 22 de setembro, no horário do evento.

 

As pesquisas realizadas na FENEPALMAS foram feitas pelos acadêmicos de administração e ciências contábeis da Faculdade Serra do Carmo.

Segundo a pesquisa, 52,5% do público visitante da feira são do sexo feminino, enquanto 44% são masculinos. Relacionado à faixa etária dos visitantes, sua maior concentração está entre pessoas de 25 a 30 anos (27,1%), seguindo dos visitantes entre 31 a 40 anos (23,1%) e dos de 19 a 24 anos (20,4%).

 

Avaliação da Feira

Questionados sobre a avaliação dos principais pontos relativos à Feira, percebeu – se que 80% dos entrevistados avaliaram como “ótimo ou bom” sua LOCALIZAÇÃO, 85,5% como“ótimo ou bom” sua ORGANIZAÇÃO, 86,2% como “ótimo ou bom” o ATENDIMENTO DOS EXPOSITORES, 72,9% como “ótimo ou bom” o ESTACIONAMENTO e 80% como “ótimo ou bom” a SEGURANÇA do local.

 

Na avaliação geral da 19ª Feira de Negócios de Palmas 43% disseram considerar como “ótimo” o evento, e 46% como “bom”. Isso demonstra que praticamente 90% das pessoas que frequentaram a Feira fizeram uma boa avaliação geral do evento.

 

Sobre o que motiva a visita de cada um à Feira, verifica-se que sua grande maioria (51,5%) esteve no evento a passeio, 15,8% para participação em alguma(s) da(s) palestras, e 14,1% na busca de produtos e/ou serviços inovadores.

 

Comentários

Solicitado aos visitantes entrevistados que deixassem seus comentários, obteve-se como respostas as seguintes ponderações:

-A feira deveria ser no início do mês;

-Melhorar a climatização;

-Maior variedade na praça de alimentação;

-Falta iluminação no estacionamento.

 

Palestras

Entre os entrevistados que participaram das palestras, em média, cerca de 70% possuem curso superior incompleto (acadêmicos). Nas avaliações gerais das palestras, a maioria considerou o PALESTRANTE “ótimo”, a METODOLOGIA UTILIZADA PARA APLICAÇÃO DO CONTEÚDO “ótimo”, a CONTRIBUIÇÃO DA PALESTRA PARA O SEU CRESCIMENTO “ótimo”, o AMBIENTE DA PALESTRA “ótimo”, a RELEVÂNCIA DO TEMA também “ótimo”.

 

Expositores

Entre os expositores que participaram da 19ª FENEPALMAS, 37,3% estavam pela primeira vez no evento, enquanto 21,3% pelo segundo ano, 12% pela terceira vez e 16% das empresas estão há mais de cinco anos participando da feira. Dos expositores participantes 60% eram comércio, 34,7% serviços e 4% do ramo industrial.

 

Verificou-se que 33,3% das empresas expositoras no evento possuem mais que 10 anos de existência, enquanto 28% entre 5 e 10 anos, e 10,7% entre 1 e 2 anos. Empresas com menos de 1 ano somaram 9,3%.

 

(Assessoria)