FIETO e CNI apresentam produtos de pesquisa a empresas para sondagem de segmento

Empresários tocantinenses participaram do 1º Encontro da Sondagem no Tocantins, reunião que apresentou produtos de pesquisa da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins e CNI

Empresários participam de sondagem na Fieto
Descrição: Empresários participam de sondagem na Fieto Crédito: Ascom Fieto

A Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO) e a Confederação Nacional da Indústria (CNI) reuniram empresários nesta terça-feira, 17/05, para a apresentação de produtos de pesquisa realizados pelas instituições a fim de analisar o segmento e subsidiar a tomada de decisão. O 1º Encontro da Sondagem no Tocantins foi realizado da sede da Federação em Palmas.

 

O gerente executivo de Pesquisa e Competitividade da CNI, Renato Fonseca, falou sobre as pesquisas Sondagem Industrial, Sondagem da Construção, Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) e o Perfil da Indústria nos Estados que serão divulgadas na próxima semana no Tocantins.

 

Os indicadores das sondagens são apurados por meio de respostas a questionários online de empresários industriais selecionados pela CNI e mobilizados pelas federações nos estados. São avaliados fatores como expectativas de investimentos nos próximos 6 meses, estoques das empresas, condições financeiras, principais problemas enfrentados, condições gerais da economia, utilização da capacidade instalada, entre outros.

 

Sobre os números da indústria na região Norte, Tocantins e no Brasil, Fonseca destacou a queda no emprego e o otimismo do empresário tocantinense que está acima da média. “Em termos de expectativas para os próximos 6 meses o empresariado aqui está mais otimista do que no resto da região Norte e do Brasil, apesar de ter sofrido uma queda da produção e do emprego maior que a média do país”, avaliou referindo-se aos números do primeiro trimestre de 2016. O índice de Confiança do Empresário Industrial no Tocantins, por exemplo, chegou a 41,3 em janeiro enquanto na região Norte e Brasil o número era de 36,5.

 

O proprietário da Dunas Construções, Adriano Silva Morais, participou das pesquisas e do Encontro e falou da importância da realização das sondagens. “Tendo um maior número de dados e informações a tomada de decisão se torna mais simples e menos danosa para a empresa, no caso de uma decisão errada. Quanto mais dados e informações puderem ser apresentados o empresário tem uma noção maior de qual decisão tomar”, disse.

 

O vice-presidente da FIETO, Emilson Vieira, representou o presidente da Federação, Roberto Pires e destacou o conteúdo das pesquisas como 
“balizadores para nortear as ações dos empresários”. Para a realização das pesquisas, a FIETO dispõe de uma Unidade de Desenvolvimento Industrial (UNIDES) assumida recentemente pela gerente Greyce Labre.

Comentários (0)