Frigorífico Móvel e pesca esportiva são destaques na Agrotins 2016

Carreta para abate de peixes é novidade que oferece ao produtor melhor custo benefício e promete ainda fomentar a piscicultura no Estado nos próximos meses. Sebrae realizou um wokshop sobre o assunto

Pavilhão da piscicultura movimenta Agrotins 2016
Descrição: Pavilhão da piscicultura movimenta Agrotins 2016 Crédito: Manoel Júnior

Com o objetivo de atrair os pequenos e médios piscicultores, um dos destaques da 16° Agrotins é o Entreposto Móvel de Pescado, uma carreta frigorífica para peixes. Desenvolvida pela Embrapa, em Santa Catarina, inicialmente a carreta tem capacidade para o abatimento de 5 toneladas de pescado por dia.

Por ser móvel, o Entreposto pode ser posicionado de forma estratégica atendendo vários produtores, se tornando uma ótima opção para cooperativas. O seu interior é equipado com cestas, esteiras, torneiras, separadores de vísceras e câmara fria. O peixe já sai pronto para a comercialização.

Segundo a Embrapa o protótipo custa cerca de 400 mil reais e pode ser adaptado para vários tipos de peixes como também para o abate de suínos e aves. A comercialização da carreta deve acontecer nos próximos 12 meses, dependendo da avaliação microbiológica, ambiental e socioeconômica do Ministério da Saúde.

O presidente do Sebrae Tocantins, Omar Hennemann, afirmou que “a implantação do frigorífico móvel está sendo articulada em parceria com o governo do Estado, Fieto e Embrapa”. Ainda segundo informações do Sebrae o interesse é de que hajam também circulando por todo o Tocantins, Entreposto Móvel para o abate de suínos e aves.

Expositores otimistas 

De acordo com a Secretaria de Agricultura e Pecuária (Seagro), o pavilhão da piscicultura superou as expectativas nesta edição da Agrotins. Com nove stands em funcionamento, a pretensão é dobrar  o número de expositores no próximo ano.

O diretor de aquicultura e pesca da Seagro, Alexandre Godinho Cruz, reforçou que só estão sendo comercializados produtos de ponta. “Tudo de mais atual no ramo da piscicultura pode ser encontrado aqui nesse pavilhão e como todos os expositores são do nosso Estado, ocasionamos um impacto direto de crescimento da economia local”, disse.

 

Comentários (0)