GR realiza curso e faz previsão otimista de finanças após votação do impeachment

GR Treinamento realiza o curso SICONV/MROSC em setembro e prevê que 30 bilhões devem ser liberados após a votação do impeachment

GR Treinamento realiza curso em setembro
Descrição: GR Treinamento realiza curso em setembro Crédito: Foto: Divulgação

A GR Treinamento realiza, de 21 a 23 de setembro, mais um curso SICONV/MROSC, com carga horária de 24h, ensinando como e porque as organizações da sociedade civil, assembléias legislativas, câmaras municipais, sindicados, cooperativas, associações, condomínios, clubes, ONGs, órgãos públicos estaduais e municipais, autarquias e afins, não precisam depender apenas de financiamentos, de cotas de orçamentos públicos ou de contribuições de associados.

 

Dezenas de bilhões de Reais

O Consultor Izaias de Carvalho, de Brasília, responsável pela ministração do curso SICONV, chama atenção para o fato de existirem dezenas de bilhões de dólares represados devido à situação política (processo de impeachment). Segundo o professor, ocorreu uma situação atípica no orçamento federal, em que os mais de 30 bilhões de reais previstos nos Ministérios para custeio de projetos patrocinados pelo SICONV referentes ao ano de 2015 ficaram represados, ou seja, não foram liberados às prefeituras, estados e organizações sociais. A liberação deve ocorrer após a solução do imbróglio político, prevista para o final deste mês de agosto.

 

Urgência e eficiência na preparação dos projetos

Os órgãos federais planejam contratar tais recursos nos próximos quatro meses, ainda que estes, por força da legislação eleitoral, não possam ser liberados, mas inscritos em restos a pagar, para 2017. Assim, cada edital de programa patrocinado deverá prever um prazo muito curto entre a publicação e o encerramento, restando excluídas as propostas não detalhadas em tempo hábil. Além disso, no orçamento federal de 2017 será computada a continuidade de muitos projetos de 2016. Dessa forma, as instituições proponentes deverão contar de imediato, com equipes de projetos bem treinadas, não só em função do curto espaço de tempo que terão, mas, também porque a operação lavajato provocou uma elevação no nível das análises feitas pelos órgãos concedentes.

 

O curso SICONV/MROSC

O curso objetiva proporcionar aos participantes a prática, de forma interativa e diferenciada, do passo-a-passo dos procedimentos de cadastramento, elaboração, execução, transparência pública e prestação de contas de projetos / propostas / planos de trabalhos, e a obtenção do patrocínio desejado para a Administração Pública e para as OSCs. “O conteúdo trata, em detalhes e de forma prática, da elaboração de propostas de contrato envolvendo recursos patrocinados não reembolsáveis, da demonstração da viabilidade técnica, econômica e social do projeto, bem como da sua auto-sustentabilidade operacional, além da observância ao MROSC – Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil, o qual estabelece o regime jurídico das parcerias entre a administração pública (federal, estadual e municipal) e o terceiro setor”.

 

Experiência do Professor

A ministração do curso será feira pelo professor Izaias de Carvalho (vídeo). Ele é formado em administração de empresas e contabilidade; pós-graduado em Informática em Educação; fez especialização em gestão, no exterior; em projetos federais, possui experiência superior a 22 anos; presta assessoria: no desenvolvimento de projetos de viabilidade e planos de negócios (SICONV), na implantação do controle interno, para atendimento das exigências da Lei de Responsabilidade Fiscal; É consultor/instrutor da CTIS Tecnologia S.A. – Brasilia-DF; consultor e palestrante em sistemas informatizados: SPED – Sistema Público de Escrituração Digital, NFe – Nota Fiscal Eletrônica, SICONV – Sistema de Convênios, GED – Gerenciamento Eletrônico de Documentos, ERP – Sistema Integrado de Gestão, EAD – Sistema de Ensino à Distância e, sistemas complementares.

 

Inclusos

Segundo folder do curso, os participantes terão direito a: material de apoio didático em CD (+ de 12000 paginas de conteúdo aberto, com modelos de projetos, planilhas de custos, manuais, tabelas do sistema SICONV, legislação atualizada, artigos sobre o tema, apresentações de slides, apostila digital (para permanente atualização pelo próprio participante), plano de trabalho, cronograma físico/financeiro, cronograma de desembolso, plano de aplicação detalhado, modelos de anexos, entre outros; suporte técnico aos participantes, pós-curso, por e-mail, até 90 dias apos o evento;  sugestões de links de projetos patrocinados disponibilizados por Organizações Patrocinadoras nacionais e internacionais; cofee breaks; certificado de Participação, entregue no dia do encerramento do curso

 

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (63) 3225 1417 ou pelo site da GR Treinamento,  www.gr1treinamento.com.br , onde pode ser baixado o arquivo PDF com conteúdo completo do curso e realizadas as inscrições online. 

 

Comentários (0)