Hoje é o último dia de matrícula no SiSU 2019; lista de espera só vai até amanhã, 5

Não aprovados na chamada regular têm até amanhã para se inscrever na lista de espera.

Termina hoje, dia 4, o prazo para matrícula no Sistema de Seleção Unificada – edição 2019.1. Os convocados na chamada regular devem apresentar a documentação exigida em edital nas instituições de ensino superior onde foram aprovados. O processo seletivo ofertou 235 mil vagas em todo o país e, desde a última quarta-feira, 30, os aprovados realizam a matrícula para começar a graduação ainda no primeiro semestre deste ano.

 

Apesar da oferta de vagas, apenas 51% dos estudantes habilitados se inscreveram no processo seletivo. O percentual equivale a 1,8 milhão de pessoas entre os 3,5 milhões que preenchiam os requisitos: ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2018) e não ter obtido zero na redação.

 

No SISU 2018.1, houve 2,1 milhões de inscritos e 4,1 milhões inscrições – cada participante poderia cadastrar até duas opções de vagas e concorrer a 239 mil oportunidades em 130 instituições de ensino. As graduações em Medicina, Administração e Direito foram as mais procuradas pelos participantes.

 

Lista de espera do SiSU

 

Amanhã, 5, termina o prazo para manifestar interesse na lista de espera do SiSU. O procedimento deve ser feito no site do processo seletivo apenas por estudantes que não foram aprovados em nas opções cadastradas. Em 07 de fevereiro será divulgado o resultado.

 

Resultado do Prouni

 

O resultado da primeira chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni) 2019 está previsto para 06 de fevereiro. São oferecidas 243.888 bolsas de estudo integrais e parciais. Até às 19h do penúltimo dia de inscrições, houve 658.544 interessados e quase o dobro de candidaturas.

 

Assim como no SiSU, cada candidato pode concorrer a até duas vagas no processo seletivo. Neste caso, é preciso ter alcançado as notas mínimas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e estar enquadrado nos critérios de renda exigidos.

 

As bolsas de estudo do Educa Mais Brasil, o maior programa de inclusão educacional do país, também oferecem novas possibilidades para o ingresso na graduação. São mais de 400 mil oportunidades para o ensino superior (graduação e pós-graduação) apenas no primeiro semestre deste ano. As matrículas para 2019 já estão abertas. Interessados podem acessar o site www.educamaisbrasil.com.br/t1noticias e fazer a inscrição gratuitamente.

Comentários (0)