Moradores de Mateiros recebem curso durante passagem do Rally dos Sertões

Iniciativa do governo do Estado é aberta à comunidade em geral e faz parte da programação relacionada à passagem do Rally Internacional dos Sertões pelo Tocantins

Curso de artesanato em Mateiros
Descrição: Curso de artesanato em Mateiros Crédito: Foto: Divulgação

Moradores do município de Mateiros tiveram a oportunidade de conhecer novas técnicas de artesanato para ampliar ofertas de produtos, e gerar mais renda. O curso de artesanato foi ofertado pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e Assistência Social (Setas), nesta quinta-feira, 8, na escola municipal Ernestina Vieira Soares. A ação é parte da programação especial relacionada à passagem do Rally Internacional dos Sertões pelo Tocantins.

 

De acordo com a diretora do Sistema Único de Assistência Social (Suas) da Setas, Halana Santos da Silva Magalhães, o curso ofertado é direcionado aos beneficiários do programa Bolsa Família, mas é aberto à comunidade em geral. O curso ofertado, denominado Chita Chique, ensina as técnicas de customização em isopor e marmorização.

 

Yana Sousa Castro tem apenas 15 anos, é estudante e vê no artesanato uma alternativa de trabalho. Como a maioria dos jovens que participaram do curso, ela já confecciona peças artesanais em capim dourado - um dos principais elementos da cultura da região do Jalapão. Nesta quinta, ela viu a chance de aprender a manusear outros tipos de materiais e acredita poder incrementar a venda do seu trabalho por meio da oferta de produtos diversificados. "O que a gente mais vende é o capim dourado, mas tendo outras coisas diferentes, pode atrair mais clientes", avaliou.

 

A cultura do artesanato na comunidade se difunde também entre os homens. Do curso desta quinta, três jovens participaram também motivados pela possibilidade de aprender novas técnicas. Abgail Ribeiro Gomes, de 18 anos, é estudante e sonha em se tornar médico veterinário, mas enquanto trilha o caminho escolar, utiliza o artesanato como fonte de renda. Nascido no Povoado Mumbuca - o berço do capim dourado - ele  aprendeu ainda cedo a técnica de trançar o capim com seda de buriti para dar vida a peças diversas. Nesta quinta aprendeu a confeccionar outros tipos de artesanato. 

 

Gerente de Benefícios da Setas, Lilian Praigida explicou que garantir alternativas e possibilitar que famílias saiam da situação de pobreza, em que muitas se encontram, estão entre os objetivos do Governo ao levar os cursos aos municípios.

 

De olho nas oportunidades de emprego, Denise Ribeiro da Silva, de 16 anos, não perde a chance de fazer os cursos de aperfeiçoamento que chegam a Mateiros para atender aos beneficiários do Bolsa Família. Além do curso de artesanato, ela já participou de outros, tais como computação, auxiliar de escritório, camareira e recepcionista. "Eu quero me qualificar. Se surgir alguma coisa, uma vaga de emprego, nessas áreas, eu vou estar preparada", disse.

 

Além de Mateiros, os cursos foram ofertados aos moradores de Natividade, também como parte da programação para a passagem do Rally.

 

Etapa do Rally dos Sertões

Os competidores da 24 edição do Rally Internacional dos Sertões começaram a chegar a Mateiros no início da tarde desta quinta-feira, onde pernoitarão. Por volta de 7 horas desta sexta-feira, 9, deixarão a cidade para retomar a prova, com destino a Ponte Alta do Tocantins, aonde devem começar a chegar por volta de 12 horas.  

 

A competição tem apoio institucional do Governo do Tocantins e este ano, pela primeira vez, o Estado sedia o encerramento da prova e a premiação dos competidores. A chegada dos pilotos, cerimônia e a festa de premiação serão realizadas em Palmas no sábado, 10. O início da chegada dos pilotos, na Praia da Graciosa, está previsto para as 13 horas.

 

 

(Com informações da Secom Tocantins)

Comentários (0)