Muita demanda e pouca oferta garantem sucesso de empresário de software

O proprietário de uma das maiores empresas de software genuinamente tocantinense conta que ofereceu o produto certo na hora certa. Para ele, atendimento de qualidade é o diferencial da empresa.

Empresário Marciley Ferreira
Descrição: Empresário Marciley Ferreira Crédito: Bonifácio/T1Notícias

Persistência, dedicação, empreendedorismo, organização. Essas são palavras essenciais para quem já teve ou pretende ter uma trajetória de sucesso no ramo empresarial. Marciley Ferreira, proprietário de uma empresa de software tocantinense, falou ao T1 Notícias sobre os altos e baixos que enfrentou para ter uma empresa presente em 11 estados do Brasil, cujos primeiros passos foram dados no Tocantins.

 

O empresário começou sua trajetória de negócios em 2002, mas desde 1997 já estudava a área da administração. No início, conforme ele conta, era dono de uma loja de informática e hoje sua empresa trabalha com softwares de gestão empresarial.

 

A ideia de investir em uma empresa de software veio da necessidade do mercado. “No início não tinha empresa de software aqui, a procura era muito grande e, por não ter ninguém, nós optamos por investir nisso, de criar um software local e regional”, explica.

 

O sistema demorou dois anos para ficar pronto. O empresário conta que um dos motivos do seu sucesso foi a qualidade da ferramenta. “É um produto bom, com fácil operação e o diferencial é a qualidade do atendimento”, destaca.

 

De acordo com o empresário, a empresa segue crescendo acima da média nacional. “Hoje a média nacional de crescimento é de 7%, nós crescemos 25% ao ano”.

 

Em 2004, o primeiro sistema da empresa ficou pronto e começou a operar. Conforme o empresário, mudanças no cenário tributário nacional facilitaram a continuidade da empresa, “conseguimos dar um boom e tivemos um crescimento rápido, já que também tinha muita demanda e pouca oferta. Achei o produto certo na época e na hora certa”, explicou.

 

Só na região de Palmas, a empresa tem 120 funcionários e atende farmácias, varejistas, lojas de roupas e a maioria dos postos de combustíveis do Estado. Só no Call Center, que fica em Palmas, ele tem 72 funcionários.

 

“Hoje não vejo mais a empresa como sendo uma empresa regional, hoje não trabalhamos só no cenário local, mas sim pensando no empresário nacional”. Segundo ele, a maior parte da receita da empresa vem de fora já que a maioria das empresas que vem para Palmas são franquias e já tem softwares próprios.

 

Percalços no caminho

O empresário contou que o pensamento de desistir muitas vezes já lhe veio à mente. “As dificuldades tributárias são muito grandes e manter tudo isso é muito difícil. A despesa com a folha de pagamento é muito alta, é muita gente para cobrar e pouca para ajudar”, disse ele.

 

Aos que querem iniciar a carreira, o empresário disse que a ‘pré-organização’ é o mais importante: “se você não tem a organização, ela não vai dar lucro e é onde entra a mortalidade das empresas a curto prazo”. Segundo ele, muitas empresas deixam para procurar ajuda com software já praticamente quebrando, quando já não adianta mais. “A dica que dou é: organize antes de começar”.

 

Mão Amiga

A empresa de software, agora, procura ajudar outras empresas. O objetivo é ajudar microempreendedores individuais (MEI). A empresa vai doar aos MEI um software básico, que suporte as primeiras e pequenas operações do microempreendedor.

 

Cerca de 1000 microempreendedores serão beneficiados. O projeto deve ser lançado na próxima edição da Feira de Negócios de Palmas (Fenepalmas). Segundo o empresário, a única exigência para que o microempreendedor seja beneficiado é que seja associado à Associação Comercial e Industrial de Palmas (ACIPA), que é uma das apoiadoras do projeto.

 

Feira do Microempreendedor Individual

Nesta semana, os autônomos que ainda se encontram na informalidade e querem se formalizar e aqueles que já são microempreendores individuais têm mais uma oportunidade de trocar experiências. Iniciada ontem, segunda-feira, 13, a 7°Semana do Microempreendedor Individual, promovida pelo Sebrae, acontece em todos os municípios do Estado. A inscrição para participar de cursos e palestras poderá ser feita durante o evento e a participação é gratuita. A programação da Semana do MEI em todo o estado está disponível no link: http://bit.ly/SemanadoMEI2015.

 

O evento conta com oficinas e palestras temáticas e tem como objetivo proporcionar aos empresários a oportunidade de abrir o próprio negócio, se formalizar, participar de oficinas, palestras e cursos.

 

 

 

 

 

Comentários (0)