Oficina orienta pequenos produtores a como fornecer alimentos para escolas municipais

Oportunidade é perdida por falta de informação; para reverter situação, órgãos públicos se unem para instruir os pequenos produtores rurais da região metropolitana de Palmas

Oficina reuniu cerca de 50 pequenos produtores da região metropolitana de Palmas
Descrição: Oficina reuniu cerca de 50 pequenos produtores da região metropolitana de Palmas Crédito: Sedem/Divulgação

Aconteceu nesta quarta-feira, 29, na Escola de Tempo Integral (ETI) Fidêncio Bogo, uma oficina de orientações técnicas para comercialização da agricultura familiar em Palmas. O evento contou com a participação de cerca de 50 pequenos produtores dos distritos de Buritirana, Taquaruçu, Taquaruçu Grande e de assentamentos próximos a Palmas.

 

Na ocasião, a gerente de licitações da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Antonia Cherla Barroso da Silva, explicou aos presentes como podem participar do procedimento de compra de produtos da agricultura familiar.  O procedimento começa com a divulgação de editais no Diário Oficial do Município e em jornal impresso local. 

 

O pequeno produtor interessado só precisa cumprir as instruções do edital que, em geral, pede a apresentação de documentos pessoais, de um projeto de venda - com a descrição dos alimentos que ele produz - e a Declaração de Aptidão ao Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

 

 “Alguns produtores deixam de participar por falta de conhecimento sobre como a documentação necessária. Mas não é nada complicado. Não é necessário que eles contratem ninguém para fazer isso”, explicou a gerente da Semed, Antonia Cherla. Os valores praticados no procedimento, segundo a gerente, são tabelados e divulgados pela própria escola na abertura do procedimento.

 

 ”Para a escola é vantagem ter como fornecedor de alimentos o pequeno produtor pela qualidade dos produtos dele, sempre frescos”, avaliou a diretora da ETI Fidêncio Bogo, Queli Fiametti.

 

 Agricultura familiar

 

Segundo a Secretaria Estadual de Agricultura e Pecuária (Seagro), um grupo de governança proposto durante a oficina, acatado pelo grupo presente, será instalado nos próximos meses para garantir discussões e articulações necessárias para qualificar a comunicação entre produtores e instituições governamentais e melhorar a comercialização desses produtores através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

 

Parceiros

 

Além da Prefeitura de Palmas, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (Seder), foram parceiros da programação, a Secretaria Estadual de Educação, Juventude e Esportes (Seduc), o Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins), Seagro, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a Federação Tocantinense das Associações e Entidades Rurais do Tocantins (Faerto) e o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Tocantins (Consea-TO).

Comentários (0)