Programa impulsiona desenvolvimento de empreendedorismo em Araguaína e Xambioá

Empresários da região de Xambioá e Araguaína visitam grande indústria de papel e celulose. Ação integra atividades do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores, iniciativa da Votorantim Cimentos

Empreendedores conhecerão indústria
Descrição: Empreendedores conhecerão indústria

Micro e pequenos empreendedores dos municípios de Xambioá e Araguaína, no Estado do Tocantins, que participam do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF), irão interagir diretamente com grandes empresas, por meio de visitas técnicas. No dia 16 de setembro, os empreendedores irão a Imperatriz (MA) para conhecer a Suzano Papel e Celulose, empresa de base florestal e uma das maiores produtoras, verticalmente integradas, da América Latina.

 

A visita, envolvendo 15 empreendedores, será acompanhada por profissionais da área de Suprimentos da Votorantim Cimentos e da DVF Consultoria, que realizam o PDF em Xambioá. O objetivo é possibilitar que os empreendedores conheçam de perto o funcionamento das organizações e os critérios que elas utilizam para adquirirem bens e serviços.

 

Odilson da Silva Soares, 54 anos, é coordenador técnico da Eletrowatts Serviços Industriais Ltda., empresa de Xambioá que presta serviços civis, elétricos e mecânicos para indústrias. Ele é um dos empreendedores que irá participar da visita técnica, promovida pelo PDF, à Suzano e está na expectativa de formalizar negócios. “Estamos nesse Programa desde o começo de sua realização e, com os conhecimentos que adquirimos nas capacitações, passamos a atuar de forma mais organizada e profissional. Por isso, estamos preparados para trocar informações nessa visita e mostrar o que temos a oferecer para atender às necessidades dessa e de outras grandes empresas, com qualidade”, disse.

 

Sobre o PDF

O Programa de Desenvolvimento de Fornecedores é realizado, desde 2014, pela Votorantim Cimentos, por meio da DVF Consultoria, com o apoio da Prefeitura Municipal de Xambioá, Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Tocantins), Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto), Associação Comercial e Industrial de Araguaína (Aciara) e Associação Comercial e Industrial de Xambioá (Acix).

 

O Programa contempla consultorias especializadas, capacitações e encontros de negócios para os empresários adequarem suas empresas e torná-las mais competitivas. O supervisor de Suprimentos da Votorantim Cimentos de Xambioá e facilitador do PDF, Silvio Claudino Gomes Filho, salientou que o Programa tem favorecido o aumento do volume de compras entre as empresas na região. “De 2013 para 2015, houve uma evolução de 16% nas compras locais, o que comprova que as empresas conseguiram expandir-se e atingiram a proposta do PDF que é impulsionar o crescimento de seus negócios e, assim, fomentar o desenvolvimento regional”, ressaltou. 

 

As ações do PDF beneficiam não só empresas como também projetos de economia solidária, como o Xambiart, daCooperativa das Artesãs de Biojoias de Xambioá (COOABX). O negócio, que envolve a produção de biojoias e artesanato, contou com o auxílio do PDF para estruturar o planejamento estratégico, cuja execução é acompanhada pelo consultor do Programa. Também por meio do PDF, as artesãs do Xambiart participaram de cursos de designer e de boas práticas, promovidos pelo Sebrae e pela Associação Comercial e Industrial de Xambioá, em julho deste ano.

 

(Com informações da Oficina de Comunicação)

Comentários (0)