Seminário de bioenergia e adubo orgânico vegetal acontece em Tocantinópolis

A programação do seminário contará com a presença do mestre em química, com ênfase em análises ambientais, e analista na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Suínos e Aves) de SC.

O evento é direcionado para o setor granjeiro
Descrição: O evento é direcionado para o setor granjeiro Crédito: Ascom

Com a proposta de levar informações e novas tecnologias para o tratamento de resíduos animais, será realizado no próximo dia 2, o Seminário de Sustentabilidade na Eficiência Energética e Biofertilizante. O evento é direcionado para o setor granjeiro do Norte do Estado e acontece no Parque de Exposição Agropecuária, em Tocantinópolis, dentro da programação da Feira Agropecuária. Uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), em parceria com a Cooperativa Agroindustrial do Norte do Tocantins (Agrivita) Associação dos Avicultores do Norte do Tocantins (Avinto), Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e  Sindicato Rural de Tocantinópolis.

 

Segundo o tecnólogo em sistemas elétricos da Seagro, Reginaldo de Novais Rocha a ideia é demonstrar o uso dos dejetos animais como matéria prima para geração de bioenergia e adubo orgânico mineral, com ênfase para a cama de frango (mistura dos dejetos de frango com a palha de arroz). “Os resíduos permanecem 60 dias no biodigestor, gerando o gás metano, fonte de energia para a propriedade rural. A biomassa resultante da decomposição pode ser aproveitada como biofertilizante, em pastos, hortas e cultivos em geral”, orienta.

 

A programação do seminário contará com a presença do mestre em química, com ênfase em análises ambientais, e analista na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Suínos e Aves) de Santa Catarina, Ricardo Luis Radis Steinmetz, que ministrará palestras sobre geração de energia e biofertilizantes, a partir do aproveitamento dos dejetos das aves.

 

Os interessados também poderão conhecer e realizar negócios com empresas especializadas na geração de bioenergia através de biodigestores e fabricantes de máquinas para produção de adubo organomineral com cama de frango, que também estarão presentes no evento.

 

Comentários (0)