Senar e Sebrae realizam Dia de Campo com assentados de Ipueiras e Monte do Carmo

Técnicos do Senar e do Sebrae realizaram Dia de Campo em Ipueiras sobre Criação de Frango Caipira Melhorado e Monte do Carmo sobre a atividade Hortícola, Programa Sudeste Empreendedor/Travessia Seca.

Dia de Campo em cidades da Região Sudeste
Descrição: Dia de Campo em cidades da Região Sudeste Crédito: Ascom Faet/Senar

Técnicos do SENAR Tocantins e do Sebrae realizaram na última sexta-feira, 24, no Assentamento Matão, no município de Ipueiras, o Dia de Campo sobre Criação de Frango Caipira Melhorado, e no sábado, 25, no Assentamento Amarrio, em Monte do Carmo, sobre a Atividade Hortícola. O Programa Sudeste Empreendedor/Travessia Seca, do SENAR, tem o objetivo de levar assistência técnica e gerencial aos pequenos e médios produtores rurais da região Sudeste do Tocantins, promovendo competitividade e sustentabilidade dos empreendimentos rurais por meio do fomento à inovação, ao empreendedorismo e a difusão das tecnologias sociais.

 

Em Ipueiras foi realizada uma palestra sobre Criação de Frango Caipira Melhorado, pela supervisora do programa Rejane Falcão e pelo técnico Rainner Silva, do SENAR, para cerca de 50 produtores rurais, quando foi apresentado o trabalho desenvolvido por Edilson Alves, trabalhador rural atendido pelo programa Travessia Seca, bem como as novas tecnologias implantadas para melhorar a gestão financeira das propriedades.

 

Já em Monte do Carmo, o Dia de Campo teve como tema central a Atividade Hortícula, que apresentou o trabalho realizado pelo produtor rural Carlos Eduardo Marcelino, que através de ações da agricultura familiar, tem demonstrado que uma propriedade rural pode alcançar excelentes resultados de produtividade utilizando defensivos agrícolas naturais. Estiveram presentes no Dia de Campo 85 trabalhadores rurais representantes dos Assentamentos Terra Vermelha e Morro das Neves.

 

Nos dois municípios o consultor do Sebrae, João Roverssi, falou sobre como os produtores rurais do Tocantins podem comercializar seus produtos aos governos estadual e federal.

 

A superintendente do SENAR Tocantins, Rayley Campos Luzza, destacou que o trabalho desenvolvido pelos programas de assistência técnica e gerencial do SENAR “tem contribuído de forma efetiva para facilitar a vida do produtor rural, oferecendo ferramentas legais para o crescimento e fortalecimento da gestão de suas propriedades”, assegurou Rayley Luzza.

Comentários (0)