Senar inicia capacitações de produtores rurais pelo Projeto ABC Cerrado

Na primeira etapa do projeto, 25 produtores rurais de Gurupi serão capacitados na tecnologia “Recuperação de Pastagens Degradas”, por meio de 4 módulos. Projeto é do Senar em parceria com Embrapa

Produtores rurais participam de capacitação
Descrição: Produtores rurais participam de capacitação Crédito: Foto: Divulgação

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Tocantins (SENAR/TO) iniciou nesta terça-feira, 08, em Gurupi, região Sul do Estado, as primeiras capacitações do Projeto ABC Cerrado, promovido em parceria com a Embrapa, com recursos do Banco Mundial. Nesta primeira etapa serão capacitados 25 produtores rurais do município na tecnologia “Recuperação de Pastagens Degradas”, por meio de quatro módulos.

 

No Tocantins, 400 propriedades rurais também vão receber assistência técnica e gerencial por meio do Projeto, e mais de mil produtores rurais serão capacitados, até o ano de 2017, nas quatro tecnologias atendidas pelo Projeto: Recuperação de Pastagens Degradadas; Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF); Sistema Plantio Direto e Florestas Plantadas.

 

“Está sendo muito boa a aceitação por parte dos produtores rurais para a realização destas capacitações em todos os municípios do Tocantins. Isso significa quenosso setor agropecuário está buscando, cada vez mais, trabalhar com planejamento e utilizando as tecnologias disponíveis para contribuir com o aumento de sua produtividade aliado a sustentabilidade”, destacou a superintendente do SENAR Tocantins, Rayley Luzza.

 

O início das capacitações em Gurupi teve a participação do superintendente da Federação da Agricultura e Pecuária do Tocantins (FAET), representando o presidente do Sistema FAET/SENAR, Paulo Carneiro; do presidente do Sindicato Rural do município, João do Cláudio; do diretor Técnico do ABC Cerrado no Tocantins, André Abreu e do coordenador do polo do SENAR Gurupi, Marcelo Borges.

 

Já estão previstas, para os meses de agosto, setembro e outubro, capacitações nos municípios de Araguaçu, Aliança, Arraias, Guaraí, Paranã, Formoso do Araguaia, Paraíso do Tocantins, Palmeirópolis, Aparecida do Rio Negro, Araguaína, São Valério da Natividade, Colinas, Lizarda, Ponte Alta do Bom Jesus, Porto Nacional, Monte do Carmo, Araguatins, Pedro Afonso e Palmas.

 

Projeto ABC Cerrado

Ação conjunta do SENAR, do Ministério da Agricultura e da Embrapa, o Projeto ABC Cerrado difunde e incentiva a adoção de práticas sustentáveis para a redução das emissões de gases de efeito estufa e sensibiliza o produtor para que ele invista na sua propriedade para impulsionar produtividade e renda, mantendo o meio ambiente preservado. O SENAR é responsável pela formação profissional dos produtores nas tecnologias e pela assistência técnica e gerencial de propriedades rurais, com recursos do Programa de Investimentos em Florestas – administrados pelo Banco Mundial, que doou US$ 10,6 milhões para a execução do projeto.

Comentários (0)