Socioeducandos participam de oficina de ovos de chocolate

“Quero fazer os ovos com os meus filhos, se eu tiver.Eu nunca pensei em mudar de vida, e esses projetos que a escola faz junto com a gente mostra que temos potencial para ser alguém melhor lá fora”

dolescentes que cumprem medidas socioeducativas finalizam fabricação de ovos
Descrição: dolescentes que cumprem medidas socioeducativas finalizam fabricação de ovos Crédito: Ascom Seciju

Adolescentes que cumprem medidas socioeducativas no Centro de Internação Provisória (Ceip) e no Centro de Atendimento Socioeducativo (Case), em Palmas, estão participando da oficina de confecção de ovos de páscoa no contraturno escolar. A oficina, ministrada pelos professores das unidades, é integrante do projeto “Semana da Páscoa” em parceria com a Secretaria de Cidadania e Justiça (Seciju) e a Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO).

 

Ao todo, 56 socioeducandos, entre meninos e meninas, sendo 30 do Case e 26 do Ceip estão participando da ação que ocorre na Escola Estadual Mundo Sócio do Saber, localizada dentro do Case. A oficina teve início nesta sexta-feira, 07, e segue até a próxima quarta-feira, 12, com a entrega dos ovos de páscoa.  Para a diretora da escola, Valdelisce Ramos de Araújo,a intenção do projeto é trazer a energia da páscoa para as unidades através da confecção de ovos de chocolates e a interação entre os adolescentes e socioeducadores.

 

Ainda de acordo com a diretora, a oficina é multidisciplinar e busca ensinar aos socioeducandosas técnicas de fabricação dos seus próprios ovos de chocolate. “Tínhamos o hábito de comprar ovos para os adolescentes, e, agora, ao invés de comprarmos, estamos os ensinando a confeccionar. Esperamos que eles possam aprender e até gerar renda utilizando as técnicas de feitura dos ovos de chocolate”. Para Valdelisce, é gratificante ver a empolgação, alegria e o envolvimento dos socioeducandos. “Vemos que eles são capazes”, ressaltou.

 

G. V. B. S. socioeducando que cumpre medida socioeducativa no Case e estuda o 7º ano, pretende levar a oficina para casa e fazer os ovos de chocolate para a sua família. “Quero fazer os ovos com os meus filhos, se eu tiver. Eu nunca pensei em mudar de vida, e esses projetos que a escola faz junto com a gente mostra que temos potencial para ser alguém melhor lá fora”, disse o adolescente.

 

Rosa Maria Peres, professora de História da escola e monitora da oficina, ressalta que muitos dos adolescentes que participaram da oficina levarão o aprendizado para as suas próprias casas. “Muitos dos adolescentes nos perguntaram o valor da matéria prima para confeccionar os ovos depois que saírem daqui. Eles não sabiam que fazer ovos de páscoa era tão simples”, disse Rosa complementando que a oficina além de ser um projeto da escola, está proporcionando aos adolescentes um novo aprendizado. “É gratificante trabalhar com eles, porque a partir do momento que trabalhamos juntos vemos que tudo é possível, basta querer. Só falta a oportunidade”, afirmou a professora.

Comentários (0)