Universitários já podem se inscrever no projeto VER-SUS; imersão acontece em janeiro

VER-SUS é uma estratégia para qualificação e desenvolvimento dos futuros profissionais e trabalhadores do SUS; imersão acontece em janeiro; a imersão acontece de 14 a 23 de janeiro

Estão abertas as inscrições da Chamada Pública para seleção dos estudantes e facilitadores que participarão do projeto Vivências no Sistema Único de Saúde (VER-SUS). Ao todo são 40 vagas, sendo 32 para viventes e oito vagas para facilitadores. As inscrições seguem até o dia 19 de dezembro neste link. O processo seletivo consiste em avaliação do formulário de inscrição e seleção-formação presencial ou via Skype. O resultado será divulgado no dia 22 de dezembro.

 

O VER-SUS é uma estratégia para qualificação e desenvolvimento dos futuros profissionais e trabalhadores do SUS. O projeto é desenvolvido por estudantes universitários em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e a Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp).

 

O projeto consiste em uma imersão teórica, prática e vivencial no SUS e nos seus territórios de abrangência, com duração de dez dias (de 14 de janeiro de 2018 a 23 de janeiro de 2018), a partir da pedagogia problematizadora, debates, oficinas e rodas de conversa de forma inter e multiprofissional, com a participação de 40 estudantes de graduação na área da saúde e de outros cursos, seja do Tocantins ou de quaisquer estados brasileiros. “Nesse período, os estudantes ficarão alojados juntos para que ocorram os momentos de diálogo e troca de experiências relacionadas às vivências do dia. Os participantes terão alojamento, alimentação, transporte dentro do Sistema Municipal de Saúde e material didático”, explica a coordenadora Gilmara Reis.

 

Essa é a quinta vez que Palmas é selecionada para desenvolver o VER-SUS. “Os selecionados vivenciarão na prática como funcionam as redes de atenção primária, secundária e terciária, ou seja, do centro de saúde da comunidade até atendimentos em ocupações urbanas e comunidades quilombola e indígenas”, reitera Gilmara, lembrando que os estudantes podem ficar por dentro do processo através do sitehttp://www.otics.org.br/estacoes-de-observacao/versus ou ainda pela página no Facebook VER-SUS Tocantins.


Mais informações com Comissão Organizadora pelo email:versustocantins@gmail.com, ou ainda, com a Coordenação Nacional do VER-SUS 2017/2018 pelo email versus@redeunida.org.br.

 

Comentários (0)