Palmas, Tocantins -

Plantão de Polícia

Ver comentários
Sistema Prisional

Mais uma escavação de túnel é encontrada no presídio Barra da Grota em Araguaína

Agentes do plantão adentraram ao Pavilhão C para averiguação e revista, encontrando na cela 109 o início de escavação de um túnel e chunchos
- Atualizada em
Escavação já foi concretada Seciju Divulgação

Agentes de Execução Penal da Unidade de Tratamento Penal Barra da Grota (UTPBG), em Araguaína, frustraram mais um plano de fuga naquela casa penal. Foi na tarde deste domingo, 13, durante monitoração do Pavilhão C, quando observaram movimentação atípica no local.

 

Por meio de nota, a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), por meio do Sistema Penitenciário e Prisional do Tocantins (Sispen), informou que por volta das 16 horas, equipes do plantão adentraram a carceragem para averiguação e revista, encontrando na cela 109 do Pavilhão C, o início de escavação de um túnel e chunchos.

 

A administração da unidade esclareceu que foi realizado o isolamento do local e os reeducandos da cela foram realocados. A perícia foi realizada e um Procedimento Administrativo Disciplinar foi instaurado.

 

Pavilhão C

 

No dia 16 do mês passado, os reenducandos da Unidade de Tratamento Penal Barra da Grota começaram a escavação de um túnel debaixo de uma cama de concreto para empreender fulga. A ação foi flagrada durante uma revista geral também no Pavilhão C, na cela C-110, somente no dia 17.

 

Fuga

 

Em outubro de 2018, 28 detentos fugiram do Barra da Grota pela porta da frente, sendo que nove deles foram mortos e 19 foram recapturados e reencaminhados para o presídio. Na ocasião, dentro da unidade, eles fizeram técnicos da Defesa Social, agentes administrativos e uma professora como reféns; subtraíram dos servidores armas, carteiras, celulares e chaves de veículos; e tentaram assassinar integrantes do sistema prisional com tiros e golpes de “chucho” (faca artesanal).