Palmas, Tocantins -

Plantão de Polícia

Ver comentários
Policiamento

PM garante que ações no Sul do Tocantins reduziram índices criminais

A estratégia se desenvolve com o emprego do reforço do policiamento em Gurupi no período diurno e noturno, em dias e horários planejados
- Atualizada em
Militarees do serviço administrativo reforçam policiamento Divulgação

Nas últimas semanas, o 4º Batalhão de Polícia Militar tem intensificado ações operacionais na região sul do Estado, principalmente na cidade de Gurupi, sede da Unidade, com o propósito de reduzir os índices criminais e garantir maior segurança e tranquilidade ao cidadão. Policiais militares do serviço administrativo estão reforçando o policiamento nas ruas, alternado as atividades meio e fim da Unidade no desdobramento das operações “Expediente Operacional e Cidade Blindada”, por tempo prolongado.

 

A estratégia se desenvolve com o emprego do reforço do policiamento em Gurupi no período diurno e noturno, em dias e horários planejados. O resultado já é notório na redução da ocorrência de vários delitos, conforme comprovam os dados estatísticos semanais do geoprocessamento de ocorrências. A maior redução aconteceu no registro dos crimes contra o patrimônio, tais como furto, furto/roubo de veículos, roubo a transeunte, roubo a comércioembora outros também tenham sido reduzidos.

 

Os dados demonstram que no mês de outubro não foi registrada nenhuma ocorrência de roubo a comércio, obtendo assim a redução de 100% deste delito no comparativo com o mês de setembro, quando foram registradas quatro ocorrências. Já em relação aos roubos a transeuntes os índices caíram em 29,2% no período, sendo registradas somente sete ocorrências.

 

Os delitos de furto simples e furto e/ou roubo de veículo se mantém praticamente estáveis. Em ambas as modalidades delituosas, registrou-se apenas uma (01) ocorrência a mais no período de referência.

 

Na análise dos dados estatísticos de 2018 percebe-se que em todas essas modalidades delituosas registradas em Gurupi ocorreram acentuada redução.

 

Outro dado importante se refere à recuperação de veículos furtados e/ou roubados na área do 4º BPM. Os registros indicam que até o mês de outubro deste ano aconteceram 87 furtos e/ou roubos de veículos. A Unidade recuperou 104. Esses dados comprovam que o 4º BPM recuperou 17 veículos a mais dos que foram furtados e/ou roubados em sua área circunscricional.

 

O comandante da Unidade, tenente coronel PM Márcio Antônio Barbosa de Mendonça, avalia que esse resultado positivo é fruto das ações preventivas e de repressões à criminalidade desenvolvidas pela Unidade separada e conjuntamente com outras instituições de segurança pública e justiça criminal. E na medida em que essas operações foram intensificadas, aumentou-se a visibilidade do policiamento e também as prisões de autores de delitos, gerando mais segurança e tranquilidade a todos.

 

O comandante destaca ainda, que na última quinzena o 4º BPM retirou de circulação 10 armas de fogo, efetuou diversas prisões e apreensões de drogas e munições.

Notícias sobre:

policia