8° Ciclo de Palestras sobre Direito Eleitoral teve início nesta segunda

Acontece no Teatro Fernanda Montenegro até esta terça-feira, 11, o 8° Ciclo de Palestras sobre Direito Eleitoral, que promove a reflexão de futuros e antigos eleitores.

 

Teve início na tarde desta segunda(10), no Teatro Municipal Fernanda Montenegro, em Palmas, o 8° Ciclo de Palestras sobre Direito Eleitoral, promovido pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE).

O evento será realizado no Teatro Municipal Fernanda Montenegro entre segunda e terça (dias 10 e 11), com palestras nos turnos da manhã e tarde, na segunda, e nos três turnos – manhã, tarde e noite – na terça, com enfoque maciço nos temas que mais circundam a justiça eleitoral brasileira atualmente; a relação do eleitor com o candidato, corrupção eleitoral, valor do voto, aplicação da lei da ficha limpa, atribuições do chefe do executivo municipal e atribuições dos membros do legislativo municipal, além de toda a ética e cidadania que envolve estes processos.

Em parceria com a Secretaria Estadual de Educação, que mobilizou e permitiu a participação de alunos das escolas estaduais nas palestras, a EJE espera fomentar o senso crítico dos jovens eleitores, despertá-los para a importância do voto e por consequência, fazer com que eles percebam sua capacidade de interação no meio social através de suas escolhas, de sua postura, "Nós estaremos nos dirigindo aos eleitores que ainda não votaram ou que irão realizar o seu primeiro voto", disse Francisco Cardoso Alves, diretor-geral do TRE-TO.

A participação no 8° Ciclo de Palestras é gratuita, e o cadastro para participar pode ser feito tanto pela internet, através do e-mail eje@tre-to.jus.br This e-mail address is being protected spambots. You need JavaScript enabled to view it. , quanto pessoalmente, no local do evento. Todos que se cadastrarem receberão certificado. Está aberta não só a estudantes de escolas públicas, mas a todas as pessoas da comunidade.

Sobre os palestrantes

São três ao todo. Marlon Jacinto Reis, juiz eleitoral e um dos mentores do projeto de lei que resultou na lei da ficha limpa. Edson Resende de Castro, promotor de justiça, coordenador eleitoral do MPMG (Ministério Público de Minas Gerais), e Pedro Biazotto, advogado, professor universitário e especialista em direito eleitoral.

(Da assessoria)

 

Comentários (0)